Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
O Tiranossauro Rex é um maiores dinossauros que já existiram. Por isso mesmo, o fato de terem braços tão pequenos sempre intrigou a comunidade científica.

O Tiranossauro Rex continua no trono como o maior predador de todos os tempos. Com cerca de 12 metros de comprimento e quase seis metros de altura, ele podia exercer até seis toneladas de pressão com uma única mordida de sua poderosa mandíbula com 60 dentes afiados, capazes de rasgar um carro ao meio. No entanto, para uma das feras mais temíveis que já existiram na Terra, ela foi ridicularizada em infinitos memes. Basicamente por causa de uma curiosa característica corporal: seus braços curtos e inúteis.

Por que eles eram tão pequenos? A ciência apresentou várias teorias

Os cientistas têm quebrado a cabeça tentando desvendar o mistério desde que o arqueólogo Barnum Brown desenterrou o primeiro esqueleto completo do T. Rex em 1904. E, é claro, o enigma é ainda mais complicado de ser desvendado, considerando que essa criatura tem 68 milhões de anos. Mesmo assim, isso não impediu que os cientistas procurassem seus benefícios evolutivos. As hipóteses variam de agarrar a fêmea durante o sexo a uma solução para não se morderem. O que está claro é que seus ancestrais tinham braços maiores, portanto, há claramente uma evolução seletiva que fez com que seus membros encolhessem.

Alguns paleontólogos chegam a propor que os braços não tinham função alguma. Eles eram muito curtos, não podiam se tocar nem alcançar a boca, e sua mobilidade era tão limitada que não podiam se esticar muito, nem para frente nem para cima.

Pesquisa explica possível motivo para braços do T. Rex serem tão curtos

Agora, uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia em Berkeley, liderada pelo paleontólogo Kevin Padian e publicada na revista Acta Palaeontologica Polonica, sugere que os braços do Tiranossauro Rex encurtaram com o tempo para evitar amputação acidental ou intencional. Dessa forma, quando uma manada de T. Rex se reunia sobre uma carcaça para se alimentar com suas enormes cabeças e mandíbulas poderosas, eles não cortavam seus próprios membros no processo.

Imagine uma caçada dessa magnitude e vários T. Rex adultos se aglomerando ao redor da vítima, rasgando e triturando sua carne. Não seria vantajoso ter membros soltos que também pudessem ser cortados. Padian levanta a hipótese de que a seleção natural favoreceu membros anteriores mais curtos, pois os braços eram de pouca utilidade para os carnívoros. No entanto, sabe-se que seus braços eram bastante fortes: análises mostraram que o braço de um T. Rex podia levantar 181 quilos, apesar de sua coordenação ser bastante inútil.

Outras teorias para o tamanho do braço do T. Rex

Henry Fairfield Osborn, que descreveu e nomeou o T. Rex, levantou a hipótese de que os braços curtos podem ter sido "pinças peitorais", membros que mantinham a fêmea no lugar durante a cópula. Semelhante às pinças pélvicas de alguns tubarões e raias, que são nadadeiras modificadas. Mas não há evidências disso. Além disso, as fêmeas têm os mesmos membros e os braços são muito próximos ao corpo, portanto, não está claro como eles seriam eficazes para segurar ou cercar um animal tão grande.

Outros cientistas teorizaram que os braços podem ter sido usados como uma alavanca para que o T. Rex se levantasse do chão em caso de queda. Como uma bengala. Ou, talvez, eles dormiam de tal forma que deviam ter uma maneira de ficar em pé novamente. Outros paleontólogos acreditam que os braços eram usados para agarrar presas que se contorciam antes de serem eliminadas. Steven Stanley, da Universidade do Havaí em Manoa, observou que eles eram como garras, capazes de cortar a presa e infligir-lhe ferimentos fatais.

No entanto, a hipótese que mais ganhou peso, além de evitar sua amputação acidental, está relacionada ao crescimento alométrico. Essa é a evolução desigual dos órgãos de um animal. Esse ritmo desigual do corpo é observado nos próprios seres humanos e na maioria dos vertebrados. Os membros dos bebês, por exemplo, crescem mais do que a cabeça, que geralmente já é bem grande ao nascer.

Por fim, alguns argumentam que eles são vestigiais: um resquício evolutivo. Os braços simplesmente não eram mais necessários, como as asas das aves atuais que não voam, como avestruzes e emas. Conforme discutido em um artigo da National Geographic, a evolução às vezes funciona por subtração. Ela retira coisas, não acrescenta. Os organismos mais antigos tinham mais segmentos, portanto, há uma perda constante de elementos. Ou seja, se um organismo simples sobrevive ao seu ambiente, ele perdura. Entretanto, nenhuma dessas teorias e especulações parece ter sido completamente comprovada.

sobre
o mesmo tema