Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Há alguns anos, em agosto de 1991, um grupo de arqueólogos desenterrou em Saskatchewan, Canadá, um amontoado de ossos que pareciam pertencer a um dinossauro que viveu no final do Cretáceo.

O descobrimento entusiasmou tanto a equipe que eles comemoraram naquela noite brindando com um bom uísque escocês. Desde então, a criatura pré-histórica ficou conhecida dentro e fora do Canadá como "Scotty". Tinham motivos para isso: os vestígios do vale do rio Frenchman pertenciam, como seria constatado anos depois, em 2019, ao maior Tiranosaurio rex (T-rex) já descoberto.

Chegar a essa conclusão levou tempo, pois os ossos de Scotty estavam presos em arenito duro, o que prolongou o minucioso trabalho de retirar as pedras, montar todos os restos e estudá-los, comparando-os com outros fósseis similares. O esforço foi considerável, mas valeu a pena. Diante dos arqueólogos, surgiu o "rex dos rexes", como brincou Scott Person, pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Alberta.

Brincadeiras à parte, Scotty se destacava por suas enormes dimensões.

Os estudos revelaram que quando caminhava pelos vales de Saskatchewan, o antigo T-rex pesava cerca de 8.870 kg, consideravelmente mais do que um elefante africano, e media 12 metros de comprimento. Visto no museu, era fascinante. Encontrar-se diante de suas mandíbulas abertas há 66 milhões de anos, no entanto, era uma experiência que poucas criaturas desejariam vivenciar.

E se Scotty fosse "normal"?

Agora, três décadas após a descoberta de Scotty, temos indícios para pensar que, embora o T-rex do Canadá fosse enorme, pelo menos para os parâmetros que estamos acostumados a manusear, talvez não fosse tanto entre seus semelhantes. É mais, os cálculos com as informações disponíveis até hoje nos levaram a fazer uma pergunta que aponta para uma direção bem diferente: E se aquele Scotty que nos fascina e assusta há anos fosse, na realidade, um T-rex bastante comum, longe, muito longe das enormes dimensões alcançadas por outros exemplares?

Essa é a pergunta que uma equipe de especialistas lançou durante a conferência anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados em Toronto. Durante o evento, Jordan Mallon, pesquisador do Museu Canadense de Natureza, e David Hone, da Universidade Queen Mary de Londres, apresentaram um exercício teórico que levou a uma conclusão fascinante: os T-rex podem ter alcançado dimensões muito maiores do que imaginávamos até agora.

Suas estimativas apontam para o fato de que o maior T-rex poderia ter chegado a 15.000 quilogramas, muito mais do que um ônibus escolar de 11.000 quilogramas. Esses dados representariam 70% a mais do que sugerem os fósseis disponíveis e os ossos do velho Scotty. "Isso quase duplica o tamanho do T-rex", explicou Mallon à publicação Live Science.

Para suas estimativas, os cientistas partiram do registro fóssil e um dado notável: estima-se que 2,5 bilhões de Tiranosaurios Rex vagaram pela Terra ao longo de 127.000 gerações. Apesar desse número, a realidade é que temos apenas algumas dezenas de fósseis adultos disponíveis para estudar. Apenas 32, para ser mais preciso, de acordo com cálculos publicados em 2021 na revista Nature. Esse número equivale a apenas um em cada 80 milhões de T-rex. Pouco. Muito pouco. E, claro, isso limita nossa própria capacidade de conhecê-los.

Mallon e Hone partiram desse ponto e analisaram as cifras populacionais e a expectativa de vida média para criar um modelo de T-rex "o maior possível", como explicou Live Science.

Durante sua pesquisa, eles consideraram possíveis variações com base no dimorfismo sexual, o fenômeno que explica as diferenças entre leões e leoas ou galos e galinhas. Levando em conta esse fator e partindo do pressuposto de que o Tiranosaurio rex era dimórfico, o modelo apontava para uma possível dimensão de 24.000 quilogramas, mas essa possibilidade foi descartada, reconhecendo que os cientistas já teriam encontrado indivíduos maiores, caso isso fosse verdade.

"Os paleontólogos do @MuseumofNature estimaram que o maior T. rex pode ter chegado a impressionantes 33.000 libras (15.000 kg), tornando-o mais pesado do que um ônibus escolar médio, que pesa cerca de 24.000 libras (11.000 kg)".

- Canadian Journal of Earth Sciences (@CanJEarthSci) 17 de novembro de 2022

O outro modelo, sem o dimorfismo, permitiu que eles criassem uma curva de crescimento ao longo da vida do dinossauro e estimassem quais dimensões ele poderia ter alcançado quando adulto. A equipe reconhece, no entanto, que, no momento, e à espera de desenterrar fósseis que corroborem seus cálculos, eles têm apenas "um experimento mental com alguns números por trás".

"Isso nos lembra que sabemos muito pouco sobre os dinossauros, já que o tamanho da amostra é muito pequeno", reconhece Thomas Carr, cientista do Carthage College, que não participou da pesquisa, mas assistiu à conferência realizada durante o dia da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados (SPV): "Neste momento, estamos longe do tamanho de amostra necessário, especialmente em comparação com outras espécies".

sobre
o mesmo tema