Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Pelé, o Rei do Futebol, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos. Edson Arantes do Nascimento estava com câncer de cólon e seguia internado em São Paulo desde novembro. Sua morte foi sentida por váries entusiastas do esporte e o Purebreak separou 5 conquistas do Rei do Futebol que provam o tamanho do atleta para a história do Brasil e do futebol mundial. Confira!

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos. O jogador de futebol, que mudou a história da seleção brasileira, estava com câncer de cólon, mas que já havia se espalhado para outros órgãos. Pelé estava internado desde novembro em São Paulo e várias pessoas se juntaram para desejar melhoras ao atleta, conhecido como Rei do Futebol.

Na Copa do Mundo de 2022, o time brasileiro chegou a mandar mensagem para Pelé, torcendo pela recuperação do ídolo. Até hoje, Edson Nascimento é inspiração para muitos jogadores e a sua falta será sentida por todes, principalmente aquelus que amam o futebol.

Relembre 5 conquistas históricas de Pelé que provam que ele era mesmo o Rei do seu esporte!

1. Pelé ganhou a Copa do Mundo três vezes

Se hoje ainda sonhamos com o Hexa do Brasil, é graças ao Pelé! O jogador participou de três das cinco vitórias da seleção brasileira na Copa do Mundo, sendo o único jogador com tantos títulos. Ele fez sua estreia no Mundial em 1958, aos 17 anos, trazendo a taça para casa. Na edição seguinte, em 1962, Pelé também estava presente na vitória, assim como na Copa de 1970.

Pelé comemora a vitória do Brasil na Copa do Mundo, em 1970
Pelé comemora a vitória do Brasil na Copa do Mundo, em 1970

2. 1º jogador a marcar 1.000 gols

Pelé também possui o recorde de maior número de gols em um determinado período de anos. O atleta, que representou o Santos por muito tempo, marcou 1.283 gols em 1.364 partidas, de 1956 até 1977. Os números variam, já que alguns torneios não são considerados por todas as instituições. Porém, o Guinness Book reconhece o título de Pelé e o próprio futebolista já tinha dito, pelo Twitter, que marcou mesmo 1.283 gols na carreira. Impressionante, né?

3. Pelé é o atleta do século XX

Com tantos recordes no currículo, Pelé também conquistou uma das maiores honras do mundo do esporte. O jogador foi considerado o Atleta do Século XX pelo jornal francês L'Equipe. O título foi divulgado em 1980 e o brasileiro teve 178 votos, 9 a mais do que o 2º colocado, o corredor norte-americano Jesse Owens.

Pelé teve carreira marcada por recordes no futebol
Pelé teve carreira marcada por recordes no futebol

4. Rei do Futebol teve 6 títulos brasileiros pelo Santos

Assim como Neymar, Pelé foi um grande nome do futebol brasileiro que saiu do Santos. Inclusive, o atleta mudou a história do time paulista na década de 1960. Quando a CBF reconheceu os títulos da Taça do Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas de renome nacional, Pelé somou 6 títulos brasileiros com o Santos, com a Taça de 1961 até 1965 e o "Robertão" alguns anos depois.

5. Ganhou o Campeonato Paulista 10 vezes

Por último, mas não menos importante, também com o Santos, Pelé conquistou o Campeonato Paulista 10 vezes, sendo escalado como artilheiro em 11 edições da competição. Inclusive, no primeiro ano que participou, em 1958, o jogador marcou 58 gols - o maior número da disputa. Ao todo, o time ganhou o Campeonato em 1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969 e 1973.

Pelé vai deixar saudades e as redes sociais se enchem com desejos de força para família e amigues do Rei!

sobre
o mesmo tema