João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
A Copa do Mundo 2022 começou e nós, brasileires que somos, estamos vestindo a camiseta verde e amarela para apoiar a nossa seleção nos jogos que acontecem no Qatar. Ao longo de tantos anos de evento, os atletas do Brasil conquistaram cinco troféus, sendo o único país pentacampeão - e a caminho do hexa. Para provar que nós somos realmente marcantes, listamos 6 vezes que a nossa seleção fez história na Copa do Mundo.

A Copa do Mundo 2022 tem o potencial de fazer com que o Brasil se torne hexacampeão mundial. Retendo o título de primeiro e único país a vencer cinco vezes o campeonato, pode ser que nossa seleção faça história mais uma vez e traga a honraria para casa. E mesmo que isso não aconteça, os atletas brasileiros já fizeram muitos atos marcantes ao longo de todas as edições da Copa. Confira!

Brazil Soccer GIF - Brazil Soccer World Cup GIFs

1 - 7 x 1 em 2014

Quando se fala de Copa do Mundo, não dá para esquecer o fatídico 7 a 1 que o Brasil levou da Alemanha em 2014. Tudo parecia ir bem, mesmo com a ausência de Neymar - até os 11 primeiros minutos da partida. Mas acabou que só o primeiro tempo já terminou em 5 a 0 para a seleção alemã. Para fechar o segundo tempo, o Brasil marcou um tímido gol, e a Alemanha meteu mais dois para cima da nossa equipe, fechando aquilo que é considerado por muites como o maior vexame da história das Copas.

7x1 GIF - Alemanha Brasil Gol GIFs

2 - Estreia da camiseta amarela em 1954

Mas também houve momentos bons. Foi em 1954 que a seleção brasileira ganhou o uniforme na cor amarela como conhecemos hoje. O look virou símbolo nacional a partir de então e a repaginada aconteceu graças a um concurso feito pelo jornal Correio da Manhã em 1952, que selecionou um novo uniforme para o time. A primeira vez que a equipe vestiu o amarelo foi nas eliminatórias da Copa na Suiça.

3 - Primeira final decidida nos pênaltis em 1994

Em 1994, aconteceu uma das finais mais emocionantes da história das Copas do Mundo. Isso porque o último jogo do campeonato, realizado entre Brasil e Itália, foi decidido por meio dos pênalits - sendo a primeira final da Copa definida dessa forma. Qualquer um dos times que vencesse a partida, se tornaria o primeiro tetracampeão. O placar também foi emocionante, cravado em 3 a 2 para a seleção brasileira.

4 - Ronaldo cabelo cascão

Ronaldo deu origem à toda uma referência estética na Copa de 2002. Há 20 anos, o jogador lançou um corte de cabelo polêmico, apelidado de "Cascão". Mas, com o look novo, o craque fez dois gols na final contra a Alemanha, garantindo o pentacampeonato do Brasil. Recentemente, ele explicou que o visual foi uma ideia que ele teve para que a imprensa focasse em outra pauta e não comentasse a lesão que havia sofrido na época.

R9 GIF - R9 GIFs

5 - Pelé chora por primeiro título da seleção

E não tem como esquecer o primeiro título conquistado pela seleção brasileira. Ele veio em 1958, na Copa realizada na Suécia. Com 17 anos, Pelé foi um dos principais responsáveis por levar o troféu para o nosso país, chegando a emplacar dois gols na final contra o time do país que sediava aquela edição, que acabou em 5 a 2 para o Brasil. Em meio às lágrimas, o jovem, que viria se tornar uma verdadeira lenda do esporte, comemorou a vitória inédita.

6 - Time brasileiro empresta camisetas para seleção do México

E outra vez que o Brasil fez bonito foi em 1950, na Copa sediada aqui no nosso país. Acontece que o México e a Suiça acabaram indo disputar uma partida usando as mesmas cores de uniforme: vermelhos. Então, a seleção mexicana precisou pegar emprestado camisetas de alguma equipe local. O Esporte Clube Cruzeiro, time do Rio Grande do Sul, logo se solidarizou com os atletas e cedeu suas camisetas com listras em azul e branco para a seleção, que conseguiu jogar a partida, ainda que tenha saído derrotada.

sobre
o mesmo tema