Por Guilherme Assumpção
Profissão: Engenharia Ambiental, conheça as vantagens, desvantagens e o mercado de trabalho!
Profissão: Engenharia Ambiental, conheça as vantagens, desvantagens e o mercado de trabalho!
A engenheira Arlene Lopes conversou com o Purebreak e revelou detalhes de sua rotina.

O Purebreak, através da coluna Profissão, já entrevistou experts em áreas como Gastronomia e mostrou detalhes da rotina de um médico. Agora, chegou a vez de Arlene Lopes conversar com a nossa equipe e revelar tudo sobre o dia a dia de quem se dedica à Engenharia Ambiental. Tem interesse no campo? Então vem com a gente!

Arlene começou a se interessar pela Engenharia Ambiental, que é bem diferente da Civil, ainda no ensino médio. Em seu currículo estão diplomas da Universidade Federal do Pará e da Faculdade de Saúde Pública da USP. Com tanta bagagem, a paraense de 55 anos deve ser levada a sério quando diz que o mercado de trabalho "é amplo", uma vez que "qualquer empreendimento ou obra requer licenciamentos ambientais".

Mercado e importância social

"O mercado é aberto à consultoria. Todos os segmentos do Governo também necessitam desse profissional. Os bons profissionais sempre são bem valorizados. Logo, tudo requer muito estudo e comprometimento", afirma a engenheira, acrescentando que este campo "amplia a visão do profissional sobre todas as outras áreas, inclusive a social". "Quem estuda a Engenharia Ambiental passa a dominar as análises integradas e o mais importante é que o componente social é extremamente ressaltado", adiciona.

Profissão: Arlene Lopes fala sobre a área da Engenharia Ambiental no Brasil
Profissão: Arlene Lopes fala sobre a área da Engenharia Ambiental no Brasil

Arlene ainda garante que a área tende a crescer a cada dia, pois há uma necessidade de elaborar estudos e criar ações que reduzam o impacto das atividades humanas sobre o ambiente. Ela também frisa a importância de sua profissão para o cotidiano: "Se cada atividade ou empreendimento impactante ao meio ambiente fosse gerenciado pelo engenheiro ambiental, muitas tragédias seriam evitadas".

Vantagens e desvantagens

A engenheira aponta "a apreensão da visão holística da questão do ambiente, que poucos profissionais possuem, em função da compartimentalização das disciplinas" como um dos pontos positivos da Engenharia Ambiental. "A dificuldade é que ainda somos vistos como quem quer atrapalhar o progresso e que a elaboração de suas recomendações, quando vistas sob a ótica de evitar o impacto de atividades e empreendimentos, não são implementadas, ou quando são pela metade", avalia.

E para aqueles que desejam se aventurar na área, a engenheira ambiental deixa a dica: "Todo e qualquer profissional que trabalha com a questão ambiental, necessariamente trabalha em equipe e isso é extremamente enriquecedor, porque aprendemos e ensinamos a todo momento", adianta Arlene.

(Escrito por Guilherme Assumpção)

sobre
o mesmo tema