Por João Paulo Pereira
Aranha céus de Dubai
Aranha céus de Dubai
Vida de engenheiro não é nada fácil! De tijolo em tijolo essa galera consegue fazer espetaculares obras de artes.

Quem nunca ficou horas olhando para uma megaconstrução e pensou: como é que colocaram esse troço de pé? Pois é, os engenheiros civis são os responsáveis por essas obras. É claro que tem outros colaboradores, mas são esses profissionais que chefiam todo o processo de construção dessas belezuras, que às vezes chegam a chocar, como algumas casas inusitadas e criativas.

Em relação ao curso, a faculdade de Engenharia Civil dura 5 anos ou 10 períodos. Além das disciplinas e atividades típicas, como aulas no laboratório, o curso inclui desenho técnico e matérias das áreas de Administração e Economia. No últimos períodos, o aluno foca nas disciplinas ligadas às áreas de especialização, entre elas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Pesado não?

Construção de apartamentos de luxo no Rio de Janeiro
Construção de apartamentos de luxo no Rio de Janeiro

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o engenheiro Rafael Fabião (27) trabalha em uma construtora especializada em obras industriais, comerciais e residenciais de fino acabamento ou luxo. Em entrevista, o jovem comenta sobre sua função dentro do "canteiro de obra": "No meu trabalho, atuo como engenheiro de planejamento de obras industriais em Macaé (RJ) e tenho a convicção de que fiz a escolha certa, pois fui designado para a área que sempre me atraiu, que é a construção civil". Em relação à rotina, Rafael destacou: "Minha rotina se baseia no acompanhamento da execução dos serviços, no planejamento das ações e controle de custos da obra".

O jovem ainda revelou quais são as principais vantagens de ser um engenheiro civil: "O dinamismo é a grande vantagem na minha profissão, pois sempre desejei trabalhar em lugares diferentes e com pessoas de níveis hierárquicos distintos, inseridas no mesmo ambiente de trabalho." Observando o outro lado da moeda, sempre tem o lado negativo: "A rotatividade nas obras é uma desvantagem na construção civil, e como em qualquer profissão, é um risco que precisa ser mencionado", declarou. É uma vida agitada e corrida, mas no final das contas o resultado é incrível e muitas vezes esses profissionais surpreendem com toda criatividade!

Construção fail
Construção fail
sobre
o mesmo tema