Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

Profissão: Farmárcia, conheça os desafios da graduação
Profissão: Farmárcia, conheça os desafios da graduação
O curso vai exigir que o aluno saiba física, matemática, muita química, muita biologia e conhecimentos relacionados a àrea farmacêutica.

Quem está se preparando para o vestibular tem o desafio de decidir qual profissão vai seguir. Todo estudante do ensino médio passa por esta dúvida, mas o Purebreak quer te ajudar e por isso sempre apresentamos uma profissão, como a de publicitário, no site. Desta vez entrevistamos a Juliana Lino, graduada em Farmácia, para apresentar detalher sobre o curso.

A missão do profissional é estudar composições químicas e desenvolver medicamentos, produtos de beleza e de higiene pessoal, além de também poder verificar se o produto está dentro das normas sanitárias e se podem ser adquiridas com segurança pelo consumidor. Imagina um mundo sem remédio para dor de cabeça e antibióticos?! Seria o fim da aventura humana na Terra!

Mercado de Trabalho

O estudante de Farmácia saem "completos" da universidade, afinal a formação abrange áreas como física, matemática, química e biologia. De acordo com a farmacêutica, Juliana Lino, isto aumenta a oportunidade do profissional, como também no caso do técnico em edificações: "Temos espaço na indústrias de medicamentos, alimentos, cosméticos, fitoterápicos, reagentes; drogarias, farmácias de manipulação e homeopáticas além de podermos trabalhar com pesquisas, hospitais e clínicas", afirmou.

O estudante de Farmácia saem "completos" da universidade
O estudante de Farmácia saem "completos" da universidade

Especialização

Quem quer fazer farmácia tem que gostar de estudar muito. Com a evolução da tecnologia novos medicamentos e técnicas vão surgindo e o profissional deve sempre se atualizar. Por isso a dica é sair da faculdade já planejando uma pós graduação "apesar de farmácia te dar um leque grande de atuação, se você não fizer uma pós na sua área pode ficar para trás no mercado", explica Juliana, especializada em manipulação de medicamentos.

O curso de farmácia está cada vez mais concorrido
O curso de farmácia está cada vez mais concorrido

Desafios

O curso está cada vez mais concorrido e para o profissional se destacar vai precisar atualizar sempre seus conhecimentos dentro da área. Juliana adverte que a profissão não é respeitada e por isso o salário ainda é baixo: "a falta da valorização do farmacêutico talvez seja o maior desafio, fazendo com que muitos larguem a profissão. O salário também não é alto, o piso é de R$ 2.100 em média", lamentou.

O curso vai exigir que o aluno saiba física, matemática, muita química, muita biologia e conhecimentos relacionados ao curso
O curso vai exigir que o aluno saiba física, matemática, muita química, muita biologia e conhecimentos relacionados ao curso
Se você sentiu que não tem vocação nesta área, não se preocupe. Veja outras dicas sobre profissões, como na área de T.I., que o Purebreak preparou para te ajudar!
Principais
notícias
sobre
o mesmo tema