Por Alberto Rocha
Fiscal da natureza: Confira os aplicativos que ajudam a economizar água!
Fiscal da natureza: Confira os aplicativos que ajudam a economizar água!
Enquanto a situação da água não melhora em todo país, apps para smartphones ajudam a fiscalizar e dimunir os gastos. Além de contribuir para a preservação da natureza.

Desde que 2015 começou, a principal preocupação dos brasileiros tem sido a falta de água. A torcida por chuva e a expectativa de que e os reservatórios de todo país retornem aos níveis normais é muito grande. Devido a isso, várias medidas criativas como fazer um chuveiro ecológico para economizar água tem sido bastantes utilizadas.

Os fatores que contribuíram para essa crise hídrica são os mais diversos. Mas o principal vilão mesmo é o desperdício, ou uso não consciente, da água. Com a chegada do verão, as temperaturas subiram bastante. E para amenizar o clima quente de forma sustentável, teve gente até que criou um ar-condicionado caseiro para fugir do calor!

Contudo, para que a situação melhore e a natureza seja preservada, só resta agir como (sem trocadilhos) fiscal da natureza. Para essa tarefa, o Purebreak listou 5 aplicativos para ajudar a economizar água. Só se tome cuidado para não molhar o smartphone hein!

1. Sai Desse Banho

Assim como existem apps para encobrir ruídos constrangedores no banheiro, esse desafia quem gosta de ficar muito tempo com o chuveiro aberto a reduzir o tempo de banho aos poucos. Com uma interface muito bonita e colorida, um cronômetro vai contabilizando o tempo restante. E ainda dá pra ver um histórico e verificar quantos litros de água foram economizados. Olha que legal! Está disponível para Android e iOS.

Aplicativos para economizar água: "Sai Desse Banho"
Aplicativos para economizar água: "Sai Desse Banho"

2. Banho Rápido

Esse app funciona de maneira bem simples. Também através de um cronômetro, alertas sonoros são emitidos para informar ao usuário o tempo necessário para cada atividade como passar shampoo, sabonete, entre outras cosias. Ajudando assim, a não ficar muito tempo debaixo do chuveiro. Está disponível para Android e iOS.

Aplicativos para economizar água: "Banho Rápido"
Aplicativos para economizar água: "Banho Rápido"

3. Pegada Hydros

O aplicativo mais completo da nossa lista tem uma interface simples e útil. Através de um questionário, o app cria um 'perfil' de acordo com a necessidade do usuário. Ao final é feito um relatório, de forma que seja possível controlar a quantidade necessária por dia. Ele serve também para outras atividades diárias como escovar os dentes e lavar louça. Está disponível para Android e iOS.

Aplicativos para economizar água: "Pegada Hydros"
Aplicativos para economizar água: "Pegada Hydros"

4. Da Sua Conta

Com esse app, você pode ajudar seus familiares a evitar o desperdício de água. Basta colocar todo dia as informações que estão lá no hidrômetro de sua casa. Mas não pode esquecer de fiscalizar todo dia hein? Conforme vai sendo preenchido, o app exibe um gráfico sobre o consumo e o que poderia ter sido economizado durante o mês. Desse jeito não vai ter moleza pra ninguém! Está disponível para Android e iOS.

Aplicativos para economizar água: "Da Sua Conta"
Aplicativos para economizar água: "Da Sua Conta"

5. Manual de Etiqueta Sustentável

Esse app é super legal e didático, pois ele mostra dicas sobre sustentabilidade. Dessa forma é possível conscientizar as pessoas sobre os problemas gerais do meio ambiente. Além de ensinar a economizar água, temas como energia elétrica e reciclagem estão presentes pra quem quer ajudar a preservar o planeta. Vale a pena conferir e aprender!

Aplicativos para economizar água: "Manual de Etiqueta Sustentável"
Aplicativos para economizar água: "Manual de Etiqueta Sustentável"

E aí, vai continuar desperdiçando?

sobre
o mesmo tema