Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Racismo nunca é engraçado! Pode parecer óbvio, mas muitas vezes a prática ofensiva e criminosa é lida como piada, principalmente quando falamos de pessoas amarelas. Recentemente, vários "memes" e "esquetes de humor" circularam a web e programas de TV com falas problemáticas, apropriação cultural e deboche de muitas pessoas asiáticas. Confira 5 vezes que a "piada" passou dos limites!

O racismo contra pessoas amarelas ainda não é tão discutido quanto deveria e um dos motivos é porque, muitas vezes, o assunto é encarado apenas como piada. E isso não é só em bolhas conservadoras, não! Tem várias pessoas nas redes sociais e na TV que reproduzem falas super problemáticas contra pessoas asiáticas, como se fosse a coisa mais normal do mundo.

De apropriação cultural até a imitar o jeito de alguém falar, existem várias formas com que o preconceito contra amarelos se dá no dia a dia. Separamos 5 vezes que a questão foi lida equivocadamente pela ótica do humor para gente aprender e não repetir esse tipo de coisa nunca mais. Confira!

1. Atores "vestidos como japoneses"

Ana Hikari já falou muitas vezes sobre o preconceito contra asiáticos e a falta de representação de pessoas amarelas na TV brasileira. E quando a nacionalidade aparece, ainda é de forma preconceituosa. Em "Família Paraíso", os personagens de Leandro Hassum e Cacau Protásio se "vestiram" como japoneses para conquistar asiáticos que iriam visitar o asilo. Além disso, teve deboche da reverência e mais costumes da cultura. Hikari provocou reflexão no Twitter e foi rebatida por pessoas que acreditam que o programa quis apenas "fazer piada".

2. Nome de asiático virou meme nas redes

No mês passado, um perfil de um senhor japonês tomou as redes sociais por um motivo bem ofensivo. Alguma pessoa notou que o nome do homem, quando lido em português, formava uma frase com conotação sexual - que, obviamente, não é a intenção na língua original. Prints do perfil foram compartilhados milhares de vezes, com comentários problemáticos, principalmente levando em consideração que o responsável pelo perfil muito provavelmente não autorizou essa reprodução.

3. Jogo contra Coreia do Sul rendeu piadas maldosas

A Copa do Mundo é um momento legal do esporte, em que várias culturas se juntam. Porém, muitas vezes, a união de diferentes nações abre espaço para práticas racistas e ofensivas. Isso foi visto em diversos contextos - como franceses que criticaram Mbappé, jogador negro e filho de imigrante. No Brasil, não faltaram "piadas" no jogo da seleção contra a Coreia do Sul, com bordões clássicos - e sem graças - de que todos eram iguais, com nomes parecidos e ainda circulação de "memes" com fotos de pessoas asiáticas.

4. Asianfishing não foi levado a sério

Com a popularização do K-pop e tantos idols orientais, várias tendências de moda asiáticas dominaram o Ocidente - e tudo bem! O problema é quando vemos pessoas "copiarem" traços característicos de determinada população, de forma romantizada e fetichista. Traços, inclusive, que são criticados em asiáticos de nascença ou de ascendência. Recentemente, Pabllo Vittar foi acusada de asian fishing e poucas pessoas entenderam a gravidade do assunto. No Twitter, circularam piadas chamando a cantora de "japonezinha" e com "receitas" para se "tornar asiático", como ela.

5. Racismo com asiáticos foi comparado a "racismo reverso"

Quando falamos de racismo, é comum que pessoas brancas queiram se vitimizar, relembrando vezes que foram ofendidas por serem "pálidas" demais e comparando isso com a perseguição e exclusão que pessoas de outras raças sofrem. Mas uma prova que o racismo contra amarelos não é levado a sério é quando até mesmo quem critica o "racismo reverso" acha que asiáticos não sofrem com o preconceito.

No post recente de Ana Hikari, denunciando o roteiro de "Família Paraíso", muitos internautas debocharam e fizeram referência ao "White Lives Matter" - campanha de supremacia branca que dominou os Estados Unidos. É claro que não podemos comparar os diferentes tipos de racismo existentes, mas invalidar a vivência de tantos asiáticos no Brasil e no mundo está longe de ser o caminho certo.

E aí, você já se viu rindo de alguma piada do tipo ou não entendeu a seriedade da temática, na época? O bom é que sempre há tempo de mudar e construir um mundo mais justo.

sobre
o mesmo tema