Por Renata Kurisu
Luiz Eduardo Bordim e a equipe do "Beerclue"
Luiz Eduardo Bordim e a equipe do "Beerclue"
Projeto busca ajudar público nas suas experiências com cervejas.

Depois de se aventurar nos esportes radicais da galera do 360sports, o Purebreak entrevistou Luiz Eduardo Bordim para o Realizadores! O jovem de 23 anos está chamando atenção de diversas pessoas na internet com o projeto "Beerclue". O site, que conta 893 cervejas cadastradas até o fim de agosto de 2014, permite que os usuários façam reviews de cada marca, selecione o que já consumiu, aprenda a melhor forma de beber cada tipo e que prato combina com cada sabor.

Formado em Design pela ESPM-Rio, Luiz lançou o "Beerclue" no dia 14 de julho de 2014, mas essa ideia já estava em sua cabeça há muito tempo: "O projeto começou a ser pensado em 2012, quando estava no último período da faculdade. Ficamos um ano nele, e a partir de 2013, os desenvolvedores começaram a trabalhar".

Criando um sonho

O designer explica que entrou de cara no empreendimento por causa de Helena, uma das criadoras: "A Helena estava procurando uma ideia interessante que pudesse fazer no projeto final e que, depois, pudesse levar para frente. Ela não queria "perder" um ano fazendo um projeto que fosse deixado no papel, algo acadêmico apenas".

A equipe acabou crescendo quando Hugo, que trabalhava com a garota, disse que queria criar uma rede social de cervejas: "Ele comentou que gostaria de fazer uma rede social de cervejas. Ela achou que a ideia podia se encaixar no nosso projeto, veio me contar e eu aceitei na hora. A partir dali o 'Beerclue' começou".

Influência do público

Assim que começou a estudar o público-alvo, Luiz Eduardo percebeu que ele estava ficando cada vez mais seletivo sobre o que consumir.

"Percebemos que as pessoas estavam tendo maior interesse pelas cervejas premium e também estava mais acessível a esse tipo de produto do que a alguns anos através. E o mais importante, percebemos uma mudança no comportamento desse consumidor, muito similar ao que aconteceu com o vinho, que passou a ser tratado com um caráter mais especial, que engloba toda uma experiência de consumo e de harmonização", diz.

"Beerclue" é um site para otimizar a experiência com cervejas
"Beerclue" é um site para otimizar a experiência com cervejas

Trabalho em conjunto

Claro que ele não está sozinho! Além de Helena e Hugo, o site conta com Leonardo e Lucas. Os três últimos ficam responsáveis pela parte de desenvolvimento e tecnologia, enquanto os dois primeiros focam no design. Já o marketing é um trabalho feito por todos eles.

"Fizemos uma força-tarefa entre os 5 membros e divulgamos para todos os nossos amigos, que divulgaram pros amigos deles e assim por diante. Também atuamos muito no Facebook, postando em diversos grupos que discutem cervejas e em fanpages", comentou. E não é só isso!

Eles agora conseguiram identificar o perfil dos usuários: "Ainda estamos criando a nossa linguagem e entendendo o comportamento de nossos seguidores no Facebook, mas acredito que estamos fazendo um bom trabalho até aqui. Nossa ideia é começar a divulgar em bares, eventos especializados e outros lugares".

Ainda existe muito a ser feito

Segundo o empreendedor, eles ainda precisam adicionar muitas coisas novas para melhorar a experiência do usuário: "Estamos crescendo e temos muitas funcionalidades e features para serem lançadas, mas sempre pensando no que o usuário precisa e deseja".

Assim como aconteceu com o "Dujour", o jovem revela que um aplicativo será lançado no futuro: "Acreditamos que a experiência mobile é essencial para o 'Beerclue' e temos algumas ideias bem interessantes para os cervejeiros. Ainda não temos uma previsão de lançamento e até lá, o usuário pode acessar o site pelo celular mesmo, pois ele foi todo pensado e trabalho para ser amigável no mobile, com um design responsive".

"Beerclue" está virando febre entre os jovens
"Beerclue" está virando febre entre os jovens

Diferencial do produto

Para ajudar quem tem dificuldade em avaliar uma cerveja e melhorar como cervejeiro, Luiz termina explicando o papel do "Beerclue".

"Um dos papeis do 'Beerclue' é esse, ajudar as pessoas que estão começando a entender melhor essa nossa forma de consumo, que não é baseada na quantidade, mas sim, na qualidade", conclui.

Parece o tipo de coisa que Homer Simpson, dos "Os Simpsons", que participou do Desafio do Balde de Gelo, adoraria conhecer, não? Uma pena que ele só bebe uma única cerveja: a famosa Duff.

(Escrito por: Renata Kurisu)

sobre
o mesmo tema