Por Renata Kurisu
Everton Fraga é um dos criadores do app Dujour
Everton Fraga é um dos criadores do app Dujour
Junto com amigos, jovem brasileiro desenvolve aplicativo de moda.

O #Realizadores está de volta após contar um pouco da história da Mari Dertoni, dona de uma loja de acessórios gamers! Dessa vez o Purebreak teve a oportunidade de falar com Everton Fraga, um dos criadores do conhecido app de moda "Dujour". Com apenas 25 anos, ele pode comemorar os mais de 150 mil usuários cadastrados que conquistou com sua equipe - formada por um designer, dois programadores e o CEO - em um ano. Não é à toa que conquistaram o título de apps do ano de 2013 pela App Store!

A ideia de criar um projeto que tem o objetivo de ajudar as pessoas a criarem os looks perfeitos e receber ajuda de outras para entender se o resultado está bom ou não começou a ser desenvolvida em 2012. Foi então que deram início a um protótipo e colocaram o projeto em fase de testes e finalmente em janeiro de 2013 conseguiram lançá-lo. Com o apoio de diversas blogueiras de moda, eles atraíram muita gente.

Experiência de vida

Everton trabalha com os sócios Felipe Venetiglio e Alexandre Van de Sande e foi por causa da esposa de um deles que tudo se iniciou.

"Um dos sócios ajudava a esposa a elaborar fotos de seus looks para publicar nas redes sociais. Era uma trabalheira: tirar as fotos, selecioná-las, colocar em uma moldura, depois publicar no blog, Twitter, e Facebook. Nós simplificamos isso com objetivo de criar a melhor ferramenta possível para as pessoas cumprirem essa tarefa e de quebra, inspirar outras pessoas", explicou ele.

Dujour ajuda pessoas a montarem seus looks
Dujour ajuda pessoas a montarem seus looks

Fama crescente no exterior

O Brasil é só um dos países que o "Dujour" chamou atenção e é por isso que existem versões em inglês, espanhol, francês e italiano dele. Essa diversidade ajudou porque os blogueiros dos locais levaram seus leitores para dentro desse mundo.

"Aproximadamente um a cada dezesseis pessoas no 'Dujour' são de fora. E existe gente literalmente espalhada por todos os cantos do mundo, além é claro de alguns focos, como na França por exemplo: onde um grupo de blogueiros começou a usar o 'Dujour' e arrastou sua rede de leitores pra dentro do App", comentou Everton.

Experiência online dos usuários

Uma das ferramentas que os usuários adoram na plataforma é poder compartilhar o seu look do dia e esperar um pouco para saber se a galera que está online acha que a combinação ficou boa ou não. Muito útil para quem sempre fica em dúvida e evitar os visuais duvidosos! O sócio conseguiu explicar essa função com muito mais detalhe.

"Quando se posta um look, pode-se marcar uma opção chamada Instant Feedback (ou Opinião rápida em português). A ideia é conseguir opiniões de outras pessoas – principalmente que estejam online no momento para opinar e validar aquela escolha. Muito útil se você quer saber se o look está adequado para um jantar ou uma festa, por exemplo", contou.

Everton não hesita em opinar qual a maior dificuldade das pessoas ao criar o melhor visual e quem sabe sanar os problemas de inspiração: "Todo mundo tem roupas que ficam no armário e nunca mais são usadas, sendo que elas podem ser reinseridas no dia-a-dia através de novas combinações, seja com um sapato novo ou um maxi-colar colorido. No Dujour incentivamos o uso das mil possibilidades, e a comunidade está lá inspirando pessoas e se inspirando de volta. É um ambiente de troca".

Dujour deixa os usuários ajudarem a decidir se o look de outras pessoas está bom ou não
Dujour deixa os usuários ajudarem a decidir se o look de outras pessoas está bom ou não

Diferencial entre outros apps

O empreendedor revela o que a plataforma oferece de diferente entre projetos similares.

"Nosso time é super complementar e altamente capacitado. Seguimos todo o processo de design, focando em fazer um produto excepcional e completamente centrado no usuário (user-centered design). Isso obviamente se reflete no resultado, e temos alguns recursos que nenhum outro aplicativo de moda tem. Um exemplo: poder pesquisar looks a partir de peças de roupa – looks com saia e bota; looks com vestido e blazer", fala o co-fundador.

E você ainda tem dúvida se esse app está dando o efeito desejado? Everton prova que ele facilitou a vida de muita gente.

"Temos relatos de pessoas que passaram a organizar melhor o armário e se vestir melhor depois de usar o 'Dujour'. Realmente ele tem inspirado as pessoas, que é nosso objetivo principal", concluiu.

(Escrito por: Renata Kurisu)

sobre
o mesmo tema