Por Carolinne Rigotti
O jovem de 26 anos teve a ideia do nada e arriscou tudo para colocar o desejo em prática!

Nós do Purebreak sabemos que muitos de vocês têm diversos desejos mas, muitas vezes, não têm coragem de correr atrás. E isso se enquadra para todos os aspectos: desde a semana de provas lá no ensino fundamental até seguir alguma profissão. E, convenhamos, parece que toda a imaginação aflora quando somos jovens, não é? E Pedro Henrique Castro, de 26 anos, deixou essa criatividade toda tomar conta dele mandando o medo para o lixo!

O jovem dono da empresa Cake in Time, especializada nos tão amados cupcakes, teve o plano de empreender no ramo do nada. "A ideia surgiu em dezembro de 2011, em meio a um trabalho de faculdade em que eu e mais 4 colegas tínhamos que criar uma empresa fictícia. Eu estava em um shopping, passei em um estande de cupcakes e não tinha a combinação de sabor que eu desejava. Vi ali uma oportunidade. Criamos, assim, uma empresa de cupcakes personalizados, até então só no projeto. Como estava precisando de dinheiro e via no projeto as possibilidades de retorno através dos cupcakes, resolvi investir sozinho. E com o tempo fui aprendendo e gostando cada vez mais", revela Pedro, que começou com a ideia aos 22 anos.

Pedro Henrique Castro diz que errar é normal, mas é incrível o reconhecimento
Pedro Henrique Castro diz que errar é normal, mas é incrível o reconhecimento

Mas quem pensa que foi fácil, está muito enganado. O rapaz garante que tinha o interesse, mas zero experiência com culinária: "Eu sempre tive curiosidade, mas nunca havia passado de frequentar bons restaurantes - taurino, né - e apreciar programas de TV. Não conseguia nem fazer arroz, quem dirá cupcakes. A 'mão na massa', propriamente dita, surgiu com a necessidade", brinca. No início do projeto, as dificuldades eram grandes, mas ele não desistiu: "Foram inúmeros erros até chegar em uma receita que me agradasse, que tivesse minha identidade. Acho que a primeira maior dificuldade foi justamente a falta de conhecimento. A falta de mão-de-obra especializada no mercado, a logística de itens tão 'frágeis' e inclusão de um produto até então desconhecido pela cultura brasileira foram alguns dos perrengues que tive que resolver", garante. O sucesso todo é tão garantido que Pedro já preparou seus doces para diversos famosos, como Xuxa Meneghel, Zeca Pagodinho e muitos outros.

E claro que a ajuda de amigos é mega importante, não é? Pedro diz que duas pessoas especiais o ajudaram a arriscar: "Carolina Sales, que possui uma pâtisserie de brigadeiros e eu sempre admirei o empreendedorismo dela, de como ela largou a certeza da Medicina e arriscou tudo nos brigadeiros, fazendo com que continue dando certo até hoje, e Ana Elisa Salinas, que possui os bolos personalizados mais fantásticos que já vi", elogia o amigo, além de agradecer pelo apoio da família, pessoas próximas e sua professora, Elizabeth Freitas.

Pedro Henrique Castro abusa da criatividade com seus cupcakes da Cake in Time!
Pedro Henrique Castro abusa da criatividade com seus cupcakes da Cake in Time!

Pedro Henrique aproveita para encorajar os jovens que escondem algum sonho: "Sentir medo é normal, eu também senti. Empreender é incerto mas é muito gratificante quando vem o reconhecimento - não só financeiro, mas moral também. Errar é necessário, é humano, é bom pro acerto ser maior. Acho que, enquanto jovem, é o melhor momento para empreender, para arriscar. Afinal, bem ou mal, no fim das contas, ainda vai restar um lar, alguém que te ajude caso algo não saia como esperado. Vai restar muito tempo ainda para novas tentativas! Quando estamos satisfeitos com o que estamos fazendo, tudo se torna mais fácil, mais prazeroso, mais doce", finaliza o confeiteiro.

(Escrito por: Carolinne Rigotti)

sobre
o mesmo tema