Relembre Hiroshi Yamauchi; o homem que fez da Nintendo uma gigante dos games
Publicado em 27 de setembro de 2013 às 17:00
Por Purebreak
No sétimo dia após a morte de Hiroshi Yamauchi, relembre a trajetória do homem que fez da Nintendo uma das maiores forças do mercado de games.
Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo, morreu aos 85 anos Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo, morreu aos 85 anos© Reprodução
O Nitendinho foi um dos seus primeiros consoles da empresa japonesa Nintendo
Mario Bros. foi desenvolvido durante a gestão de Hiroshi Yamauchi
Veja + após o anúncio

Embora tenhamos acompanhado com tristeza a morte de Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo, nunca é tarde para relembrar um pouquinho da trajetória do homem que fez da Nintendo uma gigante dos jogos.

O executivo, neto do fundador da empresa, Fusajiro Yamauchi, assumiu em 1950 e foi o principal responsável não só por mudar o foco da empresa para os videogames como também pelo sucesso das franquias Zelda e Mario, o italiano que deve pedir a mão da Princesa Peach muito em breve.

Vale lembrar que antes de Hiroshi, a Nintendo se resumia à uma pequena fábrica de baralhos, a Nintendo Playing Card, e estava longe de ser a referencia que é hoje. Foi em 1963 que a revolução começou, primeiramente com a contração do nome da empresa e diversificando as áreas de atuação. Nessa época, a Nintendo passou por vários campos, alguns bastante curiosos como canais de TV e até rede de motéis.

Já em 1966, em parceria com o também falecido designer Gunpei Yokoi, foi lançado o Ultra Hand, primeiro brinquedo da marca. Em seguida veio o Game & Watch e finalmente o Gameboy, primeiros portáteis da empresa.

Mas o que os nintendistas até hoje consideram a melhor "jogada" de Yamauchi foi a contratação do simpático designer Shigeru Miyamoto, em 1977. Simpático porque o próprio Yamauchi tinha fama de não ser lá muito carismático. Juntos trabalharam na evolução do Color TV Game, primeiro console da Nintendo que abriu espaço para o surgimento de obras como Zelda, Super Mario e Donkey Kong.

Mas nem todo mundo compartilha dessa admiração. João Gabriel Oliveira, entusiasta de games e jogador de PC acredita que a morte da velha guarda da Nintendo é benéfica para a renovação da companhia:

"Fico feliz de pelo menos ter uma rotação de funcionários(...) [Na Nintendo] só tem velho que trabalha la desde que fundou a companhia. De repente, chamar uma galera jovem muda um pouco os critérios."

Em 1983, com o crash dos videogames, Yamauchi lançou o Nintendinho e conseguiu evitar uma crise na empresa. O ex-presidente também estava no cargo durante os lançamentos dos Super Nintendo, do Nintendo 64 e do GameCube, maiores sucessos da empresa (e que só eram usados na horizontal como o novo Xbox One).

Aos 75 anos, em 2002, Yamauchi cedeu seu lugar ao atual presidente Satoru Iwata, mas continuou acompanhando as decisões da Nintendo, além de ser o segundo maior acionista da empresa. Em 2008, ele foi considerado pela Forbes o homem mais rico do Japão.

Hiroshi Yamauchi vinha enfrentando problemas pulmonares e faleceu aos 85 de pneumonia, internado em um hospital no Japão.

Palavras-chave
Games
Tendências
Todos os famosos
Últimas Notícias
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
4 de janeiro de 2024
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
4 de janeiro de 2024
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
4 de janeiro de 2024