Por Aline Carvalhal
Famoso por estampar capas de jogos de videogame com temática de guerra e patriotismo norte-americano, Tom Clancy morre aos 66 anos. Após marcar a história dos games com um verdadeiro arsenal de jogos de espionagem e antiterrorismo.
Semana passada perdemos Tom Clancy, escritor norte-americano falecido na terça-feira (1º) aos 66 anos. O autor era conhecido pelos best-sellers "Caçada ao outubro vermelho", "A soma de todos os medos" e "Jogos patrióticos". Mas existe uma chance grande de você não ter lido nenhum desses livros e conhecê-lo mesmo assim. O autor é popular entre fãs de videogames graças aos jogos inspirados em suas obras.

Tom Clancy fundou o estúdio Red Storm, em 1996, onde começou a auxiliar no desenvolvimento de "Rainbow Six". O jogo chegou as prateleiras com a assinatura de dele junto do título. O sucesso levou a Ubisoft, que lança novo jogo em breve , a adquirir o estúdio do escritor e muitos outros jogos com seu nome foram lançados, entre eles os hoje clássicos "Ghost Recon" e "Splinter Cell". Em 2008, a empresa francesa adquiriu os direitos sobre o nome Tom Clancy em videogames.

Os jogos assinados seguem a temática comum das obras de Clancy: terrorismo, armamento nuclear e espionagem. Veja alguns títulos e franquias:

Rainbow Six:
O primeiro jogo a levar o nome de Tom Clancy é baseado no livro de mesmo nome. No game, o jogador controla esquadrão antiterrorista Rainbow Six. O jogo é de 1998 e chegou para PC, Nintendo 64, PlayStation e Mac. A série teve mais de 16 títulos sendo o mais recente de 2008. Há alguns anos a Ubisoft está desenvolvendo um novo jogo da série.

Splinter Cell:
A consagrada série se diferencia por deixar de lado as missões em equipe e apresentar o superespião Sam Fisher. Splinter Cell:Blacklist é o título mais recente da série, lançado esse ano.

Ghost Recon:
A série Ghost Recon retorna as raízes de Rainbow Six e incentiva os jogadores a trabalhar em equipe e pensar estrategicamente. "Ghost Recon: Future Soldier", lançado em 2012, é o game mais recente da série.

H.A.W.X.:
Provando que nem o céu é o limite para a ousadia de Clancy, a série mais jovem a levar o nome do autor coloca os jogadores em uma guerra aérea. O jogo não "decolou" como os outros, mas levando em conta que o primeiro foi lançado em 2009 e teve sequência no ano seguinte, talvez ainda haja algo nos planos da Ubisoft.

The Division:
É o novo jogo de Tom Clancy para a nova geração de videogames. PlayStation 4, Xbox One e PCs irão receber "The Division" no final de 2014. O game foge um pouco do padrão Clancy, já que para seguir a tendência do mercado foram incluídos elementos de RPG e mundo aberto. A temática, no entanto, se mantém: O jogador faz parte de uma divisão que tem como objetivo restabelecer as comunicações e os suprimentos de sobreviventes a uma doença que assolou os EUA.

 

Ubisoft
sobre
o mesmo tema