Por Doris Marinho
Rio Festival Gay de Cinema 2015
Rio Festival Gay de Cinema 2015
Com direito a mais de 120 filmes, performance do Drag-se e show especial, o acontecimento tem tudo pra dar um up nas suas férias!

O Purebreak tem um recadinho para os amantes da sétima arte: é melhor já ir adiantando todas as suas obrigações, porque você não vai mais querer sair das salas de cinema! Não tá entendendo? Calma, a gente explica. Não estamos falando de "Jurassic World" ou "Divertida Mente" e sim do Rio Festival Gay de Cinema 2015 - Todos os Gêneros e Sexualidades. Entre os próximos dias 2 e 12 de julho, o Rio de Janeiro recebe a quinta edição do evento, com mais de 120 filmes. Aí já viu, né? Um mais arrasador que o outro.

Se a ocasião já era imperdível antes, quem dirá agora, que a galera tá cheia de motivos para comemorar, graças à legalização do casamento gay nos EUA. A produção, que apresenta obras de mais de 30 países, além de convidados internacionais, conta com o Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro como principal espaço de exibição. Sem falar, é claro, na Livraria Cultura, no Cine Joia e no Cine Arte UFF, que também entram no circuito do festival.

Todas os 124 projetos presentes na programação vão abordar os gêneros e sexualidades por diferentes pontos de vista. O público já está acostumado a assistir a personagens LGBT nas telinhas, incluindo novelas e séries, mas nas o telonas o assunto não ganha o destaque merecido, né? Tamo aí pra mudar isso!

Drag-se, no Rio Festival Gay de Cinema 2015
Drag-se, no Rio Festival Gay de Cinema 2015

A noite de abertura (2), no Cide Odeon, promete uma performance do Drag-se, um canal de conteúdo Drag estrelado por jovens artistas inseridos na cultura drag carioca. Enquanto o fechamento, por sua vez, garante um show de Maria Helena Castanha, personagem do longa-metragem "Castanha", de Davi Pretto.

"O cinema nacional de gênero e sexualidade está se renovando e conquistando níveis inéditos. Diversos cineastas estão sendo premiados e seus filmes exibidos em grandes festivais internacionais de cinema. O brilho intenso dessas produções nacionais se reflete na curadoria desta edição do festival", comenta Alexander Mello, diretor e curador do festival.

E aí, tá convencido de que essa é a boa das suas férias? Então corre e garante o seu lugar na poltrona!

sobre
o mesmo tema