Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Nos últimos anos, empresas e investidores chineses têm comprado terras nos Estados Unidos e adquirido importantes empresas de alimentos, como a Smithfield Foods, a maior processadora de carne de porco do país.

Para os legisladores americanos, isso é um grande problema: a China, apesar de ser o maior parceiro comercial dos EUA, também é seu adversário estratégico número um. Embora essa propriedade chinesa represente apenas uma pequena fração de toda a terra estrangeira nos EUA, o governo teme que a China possa estar ampliando seu controle e obtendo acesso a informações importantes.

O controle de terras

O investimento estrangeiro chinês em terras agrícolas dos EUA aumentou dez vezes na última década, de acordo com o Departamento de Agricultura. Entidades chinesas possuíam mais de 1.500 quilômetros quadrados de terras agrícolas, com um valor estimado de cerca de 2 bilhões de dólares no final de 2021. São propriedade de 85 investidores chineses, que podem ser indivíduos, empresas ou o governo.

No entanto, a terra de propriedade chinesa representa uma pequena parte da terra nas mãos estrangeiras: ocupa a 18ª posição na lista de investidores internacionais. Mas seu peso geopolítico e seus objetivos estratégicos, que diferem muito dos planos do Ocidente, levantam dúvidas sobre quem está por trás dessas terras.

A maioria dessas terras é de propriedade de corporações. Mas o Congresso está mais preocupado que o Partido Comunista Chinês faça parte de um plano para ampliar seu controle. "Não sei se sabemos com certeza todas as terras estrangeiras que potencialmente são propriedade de indivíduos chineses ou pessoas controladas pelo governo chinês", disse no congresso o senador Jon Tester, democrata de Montt, que se mostrava cético.

Vale mencionar que toda essa propriedade chinesa está altamente concentrada. Como explicado nesta reportagem da NPR, mais de 80% estão nas mãos da Smithfield Foods e de um bilionário chamado Sun Guangxin, por meio das empresas Brazos Highland Properties e Harvest Texas. Sun usou essas empresas para comprar mais de 404 quilômetros quadrados no Texas para um suposto parque eólico. Mas o projeto não pôde ser aprovado devido a uma lei estadual que proíbe estrangeiros de acessar a rede energética do Texas.

Próximo a bases militares

A maior parte das críticas surgiu em janeiro deste ano, quando também foi impedida outra empresa chinesa, Fufeng Group, de construir uma turbina eólica em um terreno próximo a uma base da Força Aérea de Dakota do Norte. Uma situação que os funcionários chamaram de "risco para a segurança". Após todo o alvoroço com o balão espião chinês derrubado em fevereiro, as preocupações de que Pequim esteja tentando realizar atividades de espionagem ou interromper as comunicações militares em território americano aumentaram.

Principalmente quando muitas dessas propriedades estão perto de instalações de defesa. "O que falta aqui é muito mais informação sobre onde estão localizadas essas áreas específicas ou compras de terras agrícolas nas proximidades da base militar", disse Craig Singleton, membro da Fundação para a Defesa das Democracias.

Querem evitar isso

Por isso, muitos legisladores (de ambos os partidos) querem limitar as compras por parte de empresas chinesas, especialmente aquelas que têm vínculos com o governo. E para isso, já existem vários projetos de lei no Congresso destinados a aumentar os poderes do Comitê de Investimento Estrangeiro nos EUA para examinar acordos de investimento estrangeiro através da lente da segurança alimentar, bem como reforçar os sistemas de verificação e informação.

Por outro lado, a administração Biden está endurecendo as políticas sobre quem pode comprar terrenos perto das bases militares. O problema é que essas medidas podem resultar em uma reação violenta contra os americanos de origem asiática e correm o risco de desencadear uma xenofobia chinesa mais ampla que já é vista em alguns estados.

No meio de uma tensão comercial e geopolítica

Além disso, essa tendência ocorre em um período da história em que as tensões entre ambos os países em termos comerciais e geopolíticos não cessam. Também em um contexto em que o Partido Comunista está consolidando seus investimentos em agricultura estrangeira como parte de seus planos de desenvolvimento econômico "One Belt One Road", com o objetivo de controlar uma maior parte da cadeia de suprimento de alimentos. Também em outras indústrias, como mineração e controle de infraestrutura portuária em regiões da América Latina.

sobre
o mesmo tema