Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
O Ministério da Educação divulga os resultados do Sisu 2022 nesta terça-feira (22). De acordo com o órgão, a lista de aprovades na chamada regular será anunciada até 23h. Se o seu nome foi não um dos selecionados, não se desespere! Ainda há uma lista de espera com outras seleções, feitas pelas próprias universidades. Confira tudo o que você precisa saber!

Estudantes de todo o Brasil, chegou o dia! O Ministério da Educação divulga os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nesta terça-feira (22) até às 23h. Assim, por meio das notas adquiridas no ENEM 2021, milhões de pessoas têm a chance de ingressar no Ensino Superior.

Apesar de não sabermos a hora exata da divulgação, a ansiedade para verificar se seu nome já foi selecionado na chamada regular vai fazer com que todes verifiquem o site oficial várias vezes ao longo do dia. E faz sentido, né? Não é todo dia que o Sisu lança resultados tão importantes.

Para ajudar a manter a calma nesse momento difícil, separamos o cronograma oficial do Sisu 2022 e tudo o que você precisa saber sobre a lista de espera!

Sisu 2022: cronograma completo

A primeira chamada oficial é realizada hoje e visa selecionar estudantes que passaram para a sua 1ª ou 2ª opção inscritas previamente no Sisu. Nesta terça também começa automaticamente a valer a lista de espera. Veja o cronograma completo para não perder nenhuma data!


22 de fevereiro: resultado da chamada regular;

22 de fevereiro a 8 de março: prazo para se inscrever na lista de espera;

23 de fevereiro a 8 de março: matrícula para es aprovades na chamada regular, feita diretamente com a universidade;

A partir de 10 de março: divulgação des convocades incrites na lista de espera.

Anime Study GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Sisu 2022 e a lista de espera: como funciona?

Não foi selecionade na chamada regular? Calma que ainda tem muito chão pela frente! Quem não conseguiu vaga em sua 1ª ou 2ª opção do Sisu - o que é bem normal, já que são pouquíssimas vagas liberadas nessa etapa - tem até 8 de março para manifestar interesse em participar da lista de espera de uma de suas opções no próprio site.

Nesse caso, será preciso escolher apenas uma das alternativas de curso. Você pode levar em conta a opção em que está mais perto - e, assim, tenha mais chances de ser chamade - ou seguir o coração e investir no curso que mais tenha a ver com você, independente de sua colocação atual.

A partir da manifestação de interesse pelu estudante, é função das universidades divulgarem es selecionades, por isso, fique de olho no site e no sistema acadêmico de sua opção selecionada.

Outro ponto que merece atenção: se você foi selecionade em uma de suas opções de curso já na chamada regular, você não pode participar da lista de espera - mesmo se optar por não efetuar a matrícula. Essa alternativa está disponível apenas para quem não foi chamade para nenhuma das duas.

Awesomage - Focus Music: Work | Studying | Concentration...

Dicas para sobreviver ao Sisu 2022

Uma coisa é fato: as chamadas da lista de espera variam muito, já que váries estudantes desistem ou são selecionades posteriormente em universidades que não utilizam o Sisu. Por isso, tente não desanimar, nem pensar que não tem chance alguma.

Uma dica bem importante é analisar os processos dos últimos anos, verificar a nota de corte e quantas pessoas foram selecionadas após a chamada regular. Dá uma boa ideia de quais são as suas chances na hora de tomar a decisão.

Mas a gente já adianta uma coisa: a nota no ENEM não te define! Tente não se desesperar e não deixe que comparações infundadas afetem a sua saúde mental. Combinado?

sobre
o mesmo tema