Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Uma família na Noruega estava procurando um brinco perdido no quintal quando se deparou com tesouro viking. Segundo especialistas, o local era, na verdade, um túmulo de uma mulher.

Imagina estar apenas procurando um par de brincos perdidos no quintal de casa e, de repente, encontrar um tesouro escondido? Foi isso que aconteceu com uma família na Noruega! Enquanto usavam um detector de metais no quintal, se depararam com um tesouro viking que remonta mais de mil anos atrás. A família Aasvik contatou as autoridades, que identificaram e deram detalhes sobre a descoberta. Entenda esse caso chocante!

Tesouro viking no quintal de casa

A família Aasvik mora na Ilha de Jomfruland, na Noruega. Eles estavam procurando um brinco perdido em seu quintal e usaram um detector de metais para facilitar a busca. Quando o aparelho apitou, não era o brinco que eles haviam encontrado, mas um tesouro antigo. Segundo o LiveSciece, a relíquia estava escondida perto de uma árvore. Os Aasvik entraram em contato com o Patrimônio Cultural do Condado de Vestfold e Telemark do país. O órgão publicou a descoberta no Facebook e elogiou a família. "Parabéns a eles por sua primeira descoberta da Era Viking em Jomfruland! E, acima de tudo, eles agiram corretamente ao nos contatar rapidamente", afirmaram.

O que era o tesouro Viking?

A arqueóloga do Conselho do Condado de Vestfold e Telemark, Vibeke Lia, afirmou ao LiveScience que os itens encontrados podem ser as primeiras descobertas da Era Viking no local, o que comprova que esse povo nórdico realmente viveu ali. O tesouro Viking, de 1,2 milhões de anos, é uma relíquia composta por uma fivela em forma de tigela e outro objeto que correspondia à mesma datação e estilo. A fivela é um broche oval que provavelmente foi usado por uma mulher em um vestido de alça. Como costumam vir em pares (um para cada alça), acredita-se que o outro broche ainda pode ser encontrado.

Já o outro objeto encontrado também seria um broche circular. Os dois eram decorados com figuras de animais e padrões geométricos, feitos de bronze e vestígios de ouro. Acredita-se que os itens foram enterrados no século 9. Segundo Vibeke Lia, o motivo de as peças estarem tão conservadas pode ter sido o fato de serem encontradas em um quintal, e não em uma fazenda. "Eles estão em muito boas condições em comparação com a maioria das descobertas feitas com detectores de metal que recebemos, porque este local nunca foi arado", explicou. Agora, o túmulo precisará ser isolado para preservação. "O próximo passo é avaliar se este local está em perigo de deterioração. [...] Se estiver seguro lá, provavelmente não será escavado, mas preservado onde está", afirmou.

sobre
o mesmo tema