Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Existe uma grande ponte que foi construída em Coria há muito tempo atrás. Porém, o rio que ficava sob ela se moveu e, agora, a ponte continua no mesmo local mas sem nada passando por baixo.

Parece ter sido em 1518. Os historiadores ainda discutem se havia ou não uma ponte romana ou medieval em suas fundações, mas parece que foi em 1518 que, aos pés da Catedral da Assunção, a ponte de pedra de Coria começou a desafiar as águas do rio Alagón. Mas o desafio não durou muito tempo. De acordo com a tradição popular, em 1º de novembro de 1755 (quando Lisboa estava sofrendo o grande terremoto que conhecemos hoje pelo seu nome) a água parou de correr sob a ponte. E assim ela permanece até hoje: uma única ponte no meio de muitos campos.

Cada rio já foi muitos rios

É um sistema complexo que integra todo o ambiente circundante; seu leito, sua planície de inundação. Isso significa que, ao longo do tempo, à medida que esse ambiente muda, o rio muda. Em áreas planas, os rios tendem a procurar o caminho mais fácil: as partes que são mais fáceis de erodir. Por isso, é muito comum que, ao chegar a uma região como a que circunda Coria, o rio comece a se dividir em ramificações, criando um sistema de "capilares" que transforma os prados em locais muito férteis e facilita o surgimento de meandros e ramificações secundárias.

Isso é o que parece ter acontecido em Coria. Muito antes daquele dia de novembro de 1755, as várias enchentes do rio haviam danificado a estrutura da ponte e, quase certamente, as armas secundárias. Essas são as conclusões de Emilio M. Arévalo Hernández, chefe do Serviço de Infraestruturas Hidráulicas da Junta de Extremadura, que estudou os registros históricos relacionados à ponte. No entanto, pode ser que, finalmente, tenha sido o terremoto que fez com que a água parasse de fluir sob a ponte.

Nem mesmo um século após sua construção, o Conselho Municipal já havia sido forçado a comprar uma barcaça para facilitar a saída da cidade para o sul. Grande parte do "tráfego" foi desviado pela barcaça, mas com o esgotamento do braço do rio sobre a ponte, Coria ficou sem uma ponte e permaneceria sem uma até o início do século XX. Algumas décadas depois, coincidindo com uma visita real, os melhores engenheiros da província tentaram retornar o rio ao seu curso original, mas não conseguiram. Daí o ditado "Coria é uma cidade sem rio e um rio sem cidade".

Um thomasson no meio da Extremadura

Na década de 1980, o artista japonês Akasegawa Genpei cunhou o termo thomasson para "relíquias ou estruturas inúteis que foram preservadas como parte de um edifício ou do ambiente construído" [tornando-se] "uma obra de arte em si". Ele estava se referindo a escadas que não levam a lugar algum, portas que levam ao vazio e varandas sem acesso. Ou pontes sem um rio. Coisas que poderiam muito bem passar por obras de arte conceitual, mas que foram criadas pelo acaso, pelo destino ou, como eu gosto de ver, pelo senso de humor do universo.

sobre
o mesmo tema