Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
A invasão do caracol gigante africano em Miramar, perto de Miami, acendeu alertas. Este molusco não é um invasor comum; suas características e impactos desencadeiam medidas rigorosas de contenção. Mas ele é apenas um exemplo de como espécies invasoras podem perturbar ecossistemas e desafiar autoridades locais.

No início de junho, encontrou-se o primeiro caracol gigante africano em Miramar, perto de Miami. Imediatamente, o Departamento de Agricultura delimitou a área, começou uma inspeção rigorosa e impôs uma quarentena. Quarentena? Por um caracol? Não por um caracol, por esse caracol.

Os especialistas do estado estabeleceram inicialmente uma área de cerca de 200 metros em torno da primeira observação. Até novo aviso, seria proibido mover qualquer tipo de planta, partes dela, solo, resíduos de jardim, entulho, compostagem ou materiais de construção... E, claro, qualquer outro exemplar desses caracóis.

Em seguida, toda essa área foi pulverizada com um pesticida à base de metaldeído (um composto capaz de interromper a capacidade de produção de muco de caracóis e lesmas). São necessárias 26 aplicações do pesticida. Uma a cada 14 dias. Não por um caracol, mas por esse caracol.

O que há de tão especial com "esse caracol"? Para começar, ele é gigante

O caracol gigante africano pode medir até 20 centímetros e, em média, tem o tamanho de uma mão humana padrão. De acordo com a Global Invasive Species Database, "é uma das piores espécies invasoras do mundo" e, sem exageros, podemos dizer que o Ministério da Transição Energética da Espanha concorda. Não é à toa.

Ele pode colocar até 1200 ovos por ano e é muito versátil: alimenta-se vorazmente de tudo que encontra. Há dezenas de pragas documentadas desse caracol com um impacto econômico estimado em milhões.

Além disso, é um bicho difícil de erradicar. A última vez que o caracol se estabeleceu na Flórida (em 2014, encontraram até 150.000 caracóis em duas áreas do condado de Miami/Dade), as equipes do estado americano levaram 10 anos para eliminá-lo. De fato, este caracol já se encontra em vastas regiões tropicais da África, América e Ásia/Oceania.

O mundo que se aproxima. Uma das coisas mais contraintuitivas sobre o mundo emergente é que as principais ameaças não serão novas. Em 2014, uma equipe de pesquisa da Universidade de Brown identificou todos os surtos de doenças infecciosas entre 1980 e 2010. Embora nesses 30 anos o número anual de surtos tenha triplicado globalmente, as doenças não aumentaram (nem de longe) no mesmo ritmo.

De todas as "emergências de saúde pública de importância internacional" declaradas pela OMS nos últimos anos, apenas uma (a da COVID) foi causada por um novo patógeno. E, na verdade, conhecemos patógenos muito semelhantes a ele. O resto foram subtipos do vírus da gripe (um vírus conhecido há 2400 anos), a poliomielite (descrita em 1789, mas que já afetava os antigos egípcios), o ébola (descoberto em 1976) e o Zika (conhecido desde 1947). Todos velhos conhecidos.

O mesmo acontece com as pragas. Não aparecerão novas espécies invasoras: simplesmente, as mudanças climáticas e ambientais romperão as "barreiras naturais" que continham as espécies em seus nichos ecológicos, e a globalização, o transporte internacional e o turismo farão o resto.

O caracol gigante africano é um bom exemplo, mas os mosquitos-tigre (ou japoneses), os siluros, os periquitos-verdes ou as amêijoas asiáticas são problemas que afetam hoje a Espanha.

sobre
o mesmo tema