Por Victor Viana
O Instagram é uma rede social tóxica? Veja como deixá-lo mais inspirador
O Instagram é uma rede social tóxica? Veja como deixá-lo mais inspirador
Se você passa bastante tempo no Instagram ou em outras redes sociais, provavelmente termina o dia bastante cansado. Afinal, somos bombardeados com informações, fotos e frases o tempo todo. Além disso, também rola aquela comparação inevitável com o colega que parece estar sempre feliz. Tem sido cada vez mais difícil lidar com tudo isso, né? Será que existe uma forma de reverter essa situação? O Purebreak acredita que sim.

Quanto tempo você passa na internet? Hoje em dia essa pergunta é bem complicada de ser respondida, já que estamos sempre online. De acordo com a organização britânica We Are Social, o brasileiro fica em média 9 horas conectado - 4 horas apenas no celular. Ou seja, é muito tempo descendo o feed do Instagram. No entanto, o que parece uma ação inocente, pode acabar com a sua saúde mental. Afinal, são nas redes sociais que começam as comparações com a vida alheia. É aquilo: o feed do outro parece ser sempre mais bonito. O Purebreak acredita que isso não faz bem, mas entende que é meio "complicado" não estar no Instagram. Pensando nisso, listamos 7 maneiras de deixar a plataforma menos tóxica e mais agradável.

Siga pessoas que te estimulam

É muito importante seguir pessoas que, além de terem um feed bonito, também falem sobre outras coisas. Gente que indica séries, filmes, livros e que estão discutindo sobre a vida. Tem uma galera fazendo conteúdo legal pelo Instagram. Então, se for para ficar horas na redes social, que seja aprendendo algo novo, né?

Para de seguir quem te deixa pra baixo!

Sabe aquela blogueira que vive viajando e tem looks maravilhosos? Ela pode estar fazendo você se sentir mal. Afinal, as comparações existem, né? Antes de mais nada, esse lance de ficar comparando a sua vida com a de outras pessoas não está com nada. No entanto, a gente não manda na nossa cabeça, né? O melhor seria dar um unfollow - nem que seja por pequeno período - nessa galera.

Acompanhe pessoas mais parecidas com você

Ao invés de ficar seguindo essa galera que vive outra realidade, você pode começar acompanhar pessoas "mais possíveis", entende? Existem muitas blogueiras menores que mostram a sua realidade no Instagram e é fácil criar conexão com elas. É muito importante nos vermos nos influenciadores que acompanhamos.

Fique menos tempo online

Social Media Break GIF by Flow Magazine

De qualquer forma, sempre vale a pena passar menos tempo no Instagram. Procure outras atividades, aproveite mais a vida em off.

Compartilhe momentos espontâneos

Muita gente gosta de manter o feed organizado e postar fotos que combinem - o que também é muito válido. No entanto, algumas vezes esse objetivo pode virar uma preocupação que, convenhamos, é um pouco desnecessária. Se você não trabalha com isso, permita-se ser mais espontâneo. Sua relação com o Instagram vai mudar e você ainda ganhará um álbum de recordações incríveis.

Siga hashtags

Além de seguir pessoas, o Instagram também te dá a possibilidade de seguir hashtags. Então, se você quiser, por exemplo, ver coisas que te fazem rir, você pode ir atrás desse conteúdo específico. A sugestão também é válida em casos de assuntos mais sérios. Caso haja interesse em saber como as pessoas lidam com a depressão, por exemplo, você pode achar quem está falando sobre isso na rede social.

Não acredite em tudo o que você vê

É sempre bom ter em mente que as fotos e vídeos compartilhadas no Instagram não representavam a verdade de ninguém. Tudo aquilo que está no feed é apenas o pedaço de um momento. Ninguém é feliz e bem resolvido o tempo todo. A rede social é apenas uma vitrine e as pessoas escolhem aquilo que desejam compartilhar.

sobre
o mesmo tema