Por Victor Viana
Fear Of Missing Out: vamos falar sobre FOMO?
Fear Of Missing Out: vamos falar sobre FOMO?
A internet facilitou vários processos, né? Hoje em dia é mais fácil fazer pesquisas, encontrar pessoas e manter contato com elas. Realmente é uma maravilha. No entanto, tudo em excesso faz mal, concordam? E é justamente isso que nós estamos vivendo. Passamos o dia inteiro conectados e isso acaba gerando vários problemas, como o FOMO - Fear Of Missing Out.

Você tem noção de quanto tempo passa na internet? De acordo com os dados revelados em 2018 pelo We Are Social, uma organização do Reino Unido, o brasileiro fica em média 9 horas conectados. Só no celular ficamos 4 horas direto. Muita coisa, né? Quando a internet ainda era novidade, existia um certo limite. Quem tinha internet discada só podia usar a partir de certo horário e mesmo com a chegada da banda larga, o computador ainda limitava muito o nosso tempo de rede. Porém, com os celulares cada vez mais modernos, estamos conectados o tempo inteiro. Isso pode ser muito bom, mas também pode atrapalhar, gerar ansiedade e uma coisinha que as pessoas estão chamando de Fear Of Missing Out, o famoso FOMO.

Fear of Missing Out significa o medo de perder algo ou medo de ficar de fora. Esse termo foi criado no final dos anos 90, pelo estrategista Dan Herman, e ganhou uma definição no início dos anos 2000, pelos pesquisadores Andrew Przybylski e Patrick McGinnis. Essa ideia foi criada para explicar a síndrome que pessoas muito viciadas em redes sociais sentem. Sabe quando você está sábado à noite em casa vendo todos os seus amigos na balada pelo Stories e sente uma certa ansiedade ou arrependimento por não ter ido pro rolê? Bom, o FOMO é basicamente isso.

O Purebreak chegou a falar sobre esse assunto quando fizemos nosso redator ficar uma semana sem usar o Instagram. Mas o que as redes sociais tem a ver com o FOMO? Bom, são elas que acabam criando essa sensação na gente. Muitos pesquisadores dizem que a internet é algo novo e o nosso uso ainda é muito imaturo. O fato de todo mundo usar as redes para se exibir e mostrar que está feliz o tempo inteiro cria essa ansiedade. Só que isso funciona como um círculo vicioso, já que todo mundo está fazendo a mesma coisa no Instagram, Facebook e etc. Ou seja, é bem provável que todo mundo esteja sentindo esse medo de "ficar de fora das coisas", mesmo que em doses diferentes.

Mas não vai achando que somos só nós que estamos gerando isso, viu? O fato de estarmos 24 horas conectados faz com que a gente queira comentar tudo o que está acontecendo. Se antes a gente tinha que esperar o jornal passar na TV para saber o que estava rolando no mundo, agora nós somos bombardeados o tempo inteiro com notícias. E pior, somos "obrigados" a dar a nossa opinião. A internet cria essa vontade de falar, né? Como é que a Anitta vai lançar 10 clipes em um dia só e a gente não vai falar nada? Como é que você ainda não viu o último filme dos "Vingadores"? Tudo isso também gera FOMO.

É justamente por isso que muita gente não consegue ficar sem celular e anda, por exemplo, com um carregador portátil pra cima e pra baixo. Se antes a gente tinha um horário específico para entrar na internet, agora nós estamos nela o tempo inteiro e isso pode ser enlouquecedor.

E agora?

Antes de mais nada, se você sente que a internet realmente te causa um estresse, faz sua ansiedade aumentar e te impede de fazer outras coisas, é importante procurar um médico, como um psicólogo. De qualquer forma, mudanças de hábito já podem te ajudar a diminuir o Fear Of Missing Out. Existem muitos aplicativos que controlam o tempo que você fica no celular ou em outro app. Às vezes, vendo os números, é mais fácil de se policiar.

Além disso, evitar mexer no celular à noite também pode ajudar. Sabe quando você fica descendo o feed do Twitter pra pegar no sono mas acaba ficando acordado até às 3h? Que tal ler um livro no lugar de ficar mexendo no celular ou assistir uma série? É importante ocupar a cabeça de outras formas e viver para além da internet. Sabe quando o rolê é tão bom que a gente até esquece de tirar foto? A gente precisa viver dessa forma mais vezes.

Se você curtiu ler sobre o FOMO, aqui vão alguns vídeos de youtubers que também discutem sobre o assunto:

sobre
o mesmo tema