Por Clarissa Alves
Opção de usar VPN para conectar Whatsapp pode ser perigosa
Opção de usar VPN para conectar Whatsapp pode ser perigosa
Essa é uma das alternativas da tecnologia que expõe completamente o usuário.

O bloqueio do Whatsapp no território brasileiro tem levado alguns usuários a adotar um método nada seguro para se conectar ao mensageiro mesmo assim. A justiça bateu o martelo para que o aplicativo fique inativo por 48 horas, conforme foi divulgado na noite da última quarta-feira (16). Uma solução das pessoas para burlar essa decisão judicial é de habilitar conexões via VPN, que disponibilizam o funcionamento do app de mensagens. No entanto, é bom ficarem ligados: o preço pode ser alto demais!

Quem valoriza bastante a privacidade, é bom saber que todas as conversas, arquivos ou navegação que acontece através de uma rede VPN pode ser acessado por quem criou e é dono desta rede. Ou seja, trocar nudes em um momento desses pode te colocar numa enrascada! Porém, os dados salvos em seu smartphone não ficam expostos desde que você não envie nada daquilo a ninguém enquanto estiver usando essa opção alternativa para habilitar o Whatsapp.

De acordo com o especialista em segurança da informação, Fellipe Calleia, "Em teoria, a VPN está mascarando através de criptografia qualquer dado que trafega ali, o que protege os dados dos seus usuários. Mas o sigilo só vale para o mundo e não para a própria VPN", conta ele. "Como essa conexão funciona como um túnel, pode monitorar o que passar por ela quando criada por pessoas mal intencionadas. Porém, não há controle nem acesso à dados que não passaram por ali".

Por isso, o ideal é você evitar trocar informações extremamente secretas pelo Whatsapp nesses dias que ele está fora do ar. Melhor prevenir do que ver suas fotos ousadas soltas na internet, não é mesmo? Ou então, você pode escolher outro app mensageiro que está funcionando normalmente como Kik, Viber, InstaMessage e vários outros.

sobre
o mesmo tema