Zendaya é uma das maiores estrelas do momento - e não é para menos. Além de arrasar em produções de sucesso, como "Euphoria" e "Homem-Aranha" de Tom Holland, ela não tem medo de falar o que pensa, principalmente quando o debate envolve temas políticos, como machismo e racismo.
Nesta quinta-feira (1º), a virginiana completa 26 anos e, para comemorar essa data tão especial, separamos 6 vezes em que Zendaya foi extremamente necessária, se tornando símbolo de resistência, diversidade e muita representatividade! Confira.
1. Rebateu críticas racistas do passado
Um dos episódios de racismo mais marcantes da carreira de Zendaya aconteceu no Oscar de 2015, quando a atriz apareceu usando dreads no cabelo. Uma repórter, Giuliana Rancic, disse que o cabelo dela estava "engolindo" ela e até menciona que poderia cheirar a maconha. Um pouco depois, Zendaya foi ao Instagram se pronunciar e simplesmente arrasou - dando uma verdadeira lição de moral, sem abandonar a classe.
"Não é só um estereótipo, mas grosseiramente ofensivo [...] Usar dreadlocs no tapete no Oscar foi para mostrar o estilo de forma positiva e lembrar, para as pessoas de cor, que nosso cabelo é bom o bastante. Meus dreads são símbolo de beleza e força", escreveu.
2. Ensinou o que é feminismo
Além de falar abertamente sobre racismo, Zendaya reflete sobre as dificuldades que muitas mulheres enfrentam - principalmente no universo do entretenimento. Em entrevista à British Vogue, ela foi perguntada sobre o que é o feminismo e deu outro grande ensinamento, não só para o seu público de fãs, como para todas as pessoas que se consideram feministas.
"É sobre apoiar mulheres que se parecem com você, que não se parecem com você. Apoiar mulheres que têm experiências diferentes das suas. Isso significa mulheres negras, mulheres trans, isso significa todas as mulheres", afirmou.
3. Zendaya fez história no Emmy
Como se não bastasse a inteligência e beleza, Zendaya é extremamente talentosa. Uma das várias provas disso é que ela fez história no Emmy, a premiação mais importante da TV. Em 2020, ela ganhou na categoria de "Melhor Atriz em Série de Drama", com apenas 24 anos, se tornando a pessoa mais jovem a adquirir o trófeu. Além disso, Zendaya foi a 2ª mulher negra premiada no gênero drama, depois de Viola Davis. Zendaya concorre, em 2022, na mesma categoria do Emmy. Será que vem aí de novo?
4. Não se importou com julgamentos sobre altura
Quando Zendaya e Tom Holland foram anunciados como protagonistas de "Homem-Aranha", muitas pessoas comentaram sobre a diferença de altura entre o casal, já que ela é alguns centímetros mais alta. Por sorte, Zendaya já disse várias vezes que não se importa e ainda frisou que não vê problema nenhum em estar com um homem mais baixo. Na verdade, a ideia de que o homem deve ser mais alto sempre é até machista, associando a figura masculina a proteção e superioridade.
"Minha mãe é mais alta que meu pai, então para mim isso nunca foi uma questão. Só depois, quando fui para vida real e ouvi as pessoas falando percebi que isso era um problema para muita gente. Mas não dou a mínima", afirmou em entrevista ao Sirius XM.
5. Deu destaque ao colorismo
Apesar de ser uma mulher negra e sofrer com o racismo - com um dos casos citados aqui -, Zendaya reconhece seu privilégio como uma pessoa preta de pele mais clara. A atriz fala muito sobre o colorismo e sobre as variedades de tons de pele na comunidade negra e como isso impacta o preconceito que será vivido por cada um.
Em entrevista à Cosmopolitan, lá em 2016, ela já falava sobre o tema: "Infelizmente, eu tenho mais privilégios do que meus irmãos e irmãs de pele mais escura. Eu posso dizer que já experienciei o mesmo racismo e a mesma luta que uma mulher de tom de pele mais escura? Não, não posso", afirmou.
6. Zendaya usou a moda ao seu favor
Os dreadlocs são só um exemplo de como Zendaya usa a moda ao seu favor. A estrela é uma verdadeira fashionista e sempre opta por elementos que contem uma história. Quem não lembra dos looks da estrela para os eventos de "Homem-Aranha", com referências elegantes ao universo do herói? De detalhes de teia até acessórios de aranha, ela sempre arrasa e inova no guarda-roupa.
No Met Gala de 2019, ela usou um vestido de Cinderella e o seu estilista, Law Roach, a acompanhou, sendo sua fada madrinha moderna. Além de ser uma roupa icônica, também passa uma mensagem sobre os padrões brancos dos filmes clássicos e contos de fadas.
Zendaya simplesmente arrasa e a gente é muito fã!