Por Doris Marinho
Coisas que todo calouro tem que lidar na faculdade
Coisas que todo calouro tem que lidar na faculdade
Trote dos veteranos, as festas mais incríveis de todos os tempos e muito mais! Se liga no que te espera nesta nova fase da sua vida.

Só tem uma coisa mais aterrorizante do que o primeiro dia de aula na escola: o primeiro dia de aula na faculdade. Se 2015 é o seu ano de dar adeus ao Ensino Médio e conhecer novos horizontes, aqui é o seu lugar! Só quem já roeu todas as unhas e passou a noite em claro planejando cada movimento do dia seguinte, sabe o que é ser calouro em uma universidade.

Começar em um ambiente novo é sempre difícil, agora imagina ter que lidar com veteranos engraçadinhos, professores mais exigentes e trabalhos super complicados? Pelo menos, tem um montão de coisas incríveis pra compensar o sufoco. Afinal, as festas super animadas e a liberdade de fazer o que bem entender, quando bem entender, sempre vão deixar o seu semestre mais divertido, né?

Assim como a diva da Emma Watson, que passou por tudo isso e se jogou de cabeça na formatura, a boa é já entrar preparado, pro que der e vier! Como o Purebreak tá aqui pra te ajudar, até debaixo d'água, a gente fez uma listinha de coisas que com certeza vão aparecer pelo seu caminho na sua primeira experiência na faculdade. Fica ligado!

Trote na faculdade
Trote na faculdade

O temido trote!

Qual é a primeira imagem que vem na sua cabeça quando se fala em calouro? Um bando de gente cheia de tinta, no maior estilo Holi Festival, e farinha no cabelo. É assustador? É, mas não deixa de ser verdade. As brincadeiras vão rolar, inevitavelmente, e o jeito é levar de boa. Sem forçar nada e abusar dos seus limites, é claro! Assim todo mundo se diverte e já faz amizades, logo de cara.

Gastar dinheiro com xerox na faculdade
Gastar dinheiro com xerox na faculdade

Lá vai sua mesada inteirinha na xerox...

Se você tá achando que o seu maior gasto na faculdade vai ser com a mensalidade (no caso das particulares) ou com a passagem de ônibus, pode ir tirando o seu cavalinho da chuva. O negócio fica feio mesmo quando o professor te enche de textos e mais textos e a única salvação é partir pra xerox. Não tem pra onde fugir. Afinal, nada se cria, tudo se copia, não é o que dizem?

Não precisa pedir para ir ao banheiro na faculdade
Não precisa pedir para ir ao banheiro na faculdade

Permissão para ir ao banheiro? Supera!

Depois do Ensino Médio, não tem essa de pedir pro(a) professor(a) pra sair de sala. Seja para ir ao banheiro, beber água, falar com a diretora, encontrar seu boy no corredor ou meter o pé pra casa! A responsabilidade é só sua e é bom saber usar, né? Aproveita.

Recreio x Intervalo
Recreio x Intervalo

Recreio x Intervalo

Ai de você se abrir a boca pra falar "recreio" no meio da galera. É pedir pra ser zuado! A bendita palavrinha é abominada por quem tá na faculdade e vai render umas boas piadinhas. Mas se acabar rolando, sem neuras! Acontece nas melhores famílias.

Sem uniforme na faculdade
Sem uniforme na faculdade

Uniforme? É de comer?

Até hoje o pessoal não entrou em um consenso sobre a falta de uniforme nas faculdades. Por um lado, é horrível gastar todas as suas roupas no dia-a-dia. Por outro, é sempre bom dar aquela desfiladinha básica pelos corredores, né? Arrasar ou não arrasar no look, eis a questão.

Os trabalhos são mais difíceis na faculdade
Os trabalhos são mais difíceis na faculdade

Nada de trabalho meia-boca!

Se você passou os últimos anos da escola enrolando os professores e enchendo linguiça em todos os trabalhos possíveis, tá ferrado! Ok, talvez seja exagero. Ainda tá em tempo de correr atrás do prejuízo e caprichar daqui pra frente. A exigência na facul é bem maior do que no colégio e vai te fazer aprender muito como profissional. Sem fazer corpo mole, hein.

Festas da faculdade
Festas da faculdade

Todo dia é dia de festa!

Mentira, não é bem assim. Que tal dia sim e dia não? O primeiro semestre da faculdade é o mais badalado de todos e é nessa época que você vai ter as experiências mais loucas da sua vida. Com a cabeça no lugar, as festas dos amigos vão render muitas histórias pra contar pros seus filhos e outras... bom, melhor deixa quieto.

Medo de não fazer amigos na faculdade
Medo de não fazer amigos na faculdade

"E se ninguém gostar de mim?"

Mandando a real: tá aí um medinho que você vai ter pelo resto da vida. Ser novo em algum lugar sempre é complicado, mas com o tempo todo mundo aprende a lidar melhor com isso. Um conselho? Se joga, seja do seu jeitinho e tudo vai dar certo no final.

Fazer a própria grade na faculdade
Fazer a própria grade na faculdade

Minha grade, minha vida!

Uma das maiores reclamações do colégio é ser obrigado a fazer aquele montão de matérias nada a ver com você, né? Na faculdade, esse tipo de problema não existe mais! É claro que existem certas disciplinas obrigatórias, mas só a chance de decidir o melhor horário ou o melhor professor, já vale um sorriso. Então se prepara, porque o computador e a internet vão ser seus melhores amigos na hora de escolher como montar a grade.

Pedir ajuda para os veteranos na faculdade
Pedir ajuda para os veteranos na faculdade

S.O.S. veteranos

Neste caso, você pode dar muita sorte ou muito azar! Sempre tem aquele veterano bonzinho, super afim de dar um "help" para os calouros desesperados. Ou... para a infelicidade de alguns desafortunados, aquele carinha marrento que só quer te zuar neste primeiro semestre. Quer saber? Aceita que dói menos.

sobre
o mesmo tema