Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Na era dourada do streaming, as fronteiras entre plataformas começam a desvanecer, com títulos antes exclusivos encontrando novos lares e desafiando a noção de propriedade de conteúdo. A recente reviravolta no catálogo da Warner sinaliza uma transformação na indústria, onde até mesmo gigantes como a HBO exploram territórios inéditos.

Embora à primeira vista as plataformas de streaming pareçam compartimentos estanques cheios de exclusividades que só podem ser vistas nos respectivos serviços proprietários de cada filme ou série, a coisa não é tão rígida. Uma grande quantidade de filmes e séries pode ser acessada em múltiplas plataformas. Por exemplo, 'Spider-Man Homecoming' está disponível no Prime Video, Disney e Movistar Plus+. Então, exclusividades são limitadas. E a situação está prestes a dar uma nova virada.

O catálogo é vendido. Como sabemos, o catálogo da Warner vem sofrendo turbulências há alguns meses. A HBO Max começou há alguns meses a eliminar séries e filmes de seu catálogo para reduzir despesas, entre outras coisas, em royalties que deviam pagar aos criadores. Algumas séries muito conhecidas como 'Westworld' e outras secundárias como 'The Nevers', 'Love Life', 'Minx', além de uma boa parte da seção de animação e 200 episódios de 'Vila Sésamo' desapareceram da plataforma.

... mas não desaparecem

'Westworld', talvez a mais popular de todas essas séries que desapareceram do catálogo da HBO, encontrou uma segunda vida em plataformas como Tubi e Roku. A primeira, por exemplo, lançou 14 canais de vídeo sob demanda gratuitos com conteúdo da Warner Bros. Discovery, e 'Westworld', seria exibida em um deles, junto com outras séries como 'Raised by Wolves' ou 'The Nevers'. Ou seja, a Warner pode fazer desaparecer de seu catálogo da HBO as séries, mas está claro que quer continuar permitindo que sejam exibidas.

Diretamente para a Netflix. Nessa linha, o Deadline conta que a HBO está vendendo alguns dos títulos de seu catálogo para sua rival Netflix. É um passo além de cedê-las para plataformas lineares gratuitas sustentadas por publicidade, já que seria a primeira vez nos Estados Unidos na última década que séries da HBO seriam vistas em uma plataforma de vídeo on demand concorrente. A primeira das séries a fazer esse caminho é a comédia de Issa Rae 'Insecure' (que na Espanha continua disponível na íntegra na HBO Max), que terminou em dezembro de 2021.

E haverá mais. Segundo o Deadline, 'Insecure' é apenas a primeira, em uma decisão que aparentemente nem todos os executivos da HBO aprovavam, pois sabem que é uma liberalização de seu catálogo que pode ser interpretada como uma submissão a rivais mais poderosos. Não é uma cessão exclusiva, em todo caso, já que 'Insecure' continuará sendo exibida na Max. A série terá dois lares.

Precedentes no cabo. Embora a Netflix estabeleça um precedente único pelo momento vivido na indústria do streaming, a HBO também vendeu séries para outras plataformas nos tempos do cabo. 'Insecure', de fato, já foi exibida no início do ano no canal de cabo OWN. Há mais de uma década, a HBO vendeu séries como 'Sex and the City' para a TBS, 'Curb Your Enthusiasm' para o TV Guide Channel, 'Entourage' para o Spike e 'The Sopranos' para a A&E, mas foram casos pontuais e em uma indústria televisiva muito diferente da atual.

Um pequeno passo para Insecure... Está claro por que os executivos da HBO (pelo menos parte deles) não veem com bons olhos esta venda: é uma cessão de conteúdo para uma plataforma que até pouco tempo era não apenas a concorrência. Era que diretamente havia uma hostilidade beligerante entre ambas, com acusações mútuas de estar destruindo a indústria audiovisual. Se este primeiro passo se transforma em algo mais do que uma troca pontual de conteúdos teremos que ver, mas se abre um caminho de entendimento habitual, poderíamos estar diante de uma das maiores mudanças que as plataformas vivenciaram em sua ainda muito curta vida.

sobre
o mesmo tema