Você também acumula um monte de cabo diferente em casa? Um para cada tipo de aparelho que precisa carregar? Pois quem mora na União Europeia não passará mais por isso a partir de 2024 e a decisão afeta diretamente a Apple, que tem um cabo de carregador exclusivo para seus dispositivos. Em comunicado oficial, o bloco divulgou que foram 602 votos a favor da lei, 13 contra e 8 abstenções.

A medida polêmica foi tomada nesta terça-feira (4) durante uma reunião do Parlamento Europeu. Eles aprovaram uma regulamentação obrigando que todos os dispositivos eletrônicos vendidos na União Europeia devem ser alimentados por portas USB-C como padrão, diferente dos gadgets da Apple.

Junto com a regra, foi decidido que aparelhos que não utilizem a conexão devem se atualizar e substituir as peças até o final de 2024. A decisão vale para smartphones, tablets, câmeras digitais, fones de ouvido, headsets, consoles de videogame portáteis, alto-falantes portáteis, e-readers, teclados, mouses, sistemas de GPS portáteis e fones de ouvido.

A partir de 2026 também devem se adequar ao padrão os notebooks vendidos na Europa. O Parlamento Europeu deseja "reduzir o lixo eletrônico e capacitar os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis". Isso porque, como falamos acima, o consumidor não precisará de vários tipos de cabos para seus dispositivos.

E a Apple?

Quem será o maior afetado pela decisão do Parlamento Europeu será a gigantesca Apple. Isso porque a empresa usa um padrão proprietário Lightning para carregar seus dispositivos, como o iPhone, iPad e fones de ouvido.

Vale lembrar que a empresa acabou de lançar seu novo modelo de iPhone, o 14 e 14pro, e os preços chegam a R$ 15 mil no Brasil. Outras empresas fabricantes de celulares já utilizam o USB-C como padrão para carregar os dispositivos.

Eles também precisarão alterar o tradicional carregador dos aparelhos MacBooks a partir de 2026, o que deve causar uma busca por carregadores de proprietários dos aparelhos mais antigos.

Apple
iPhone 15: 7 novidades da Apple que vão te fazer querer abandonar de vez o Android
Este novo botão do iPhone 15 pode fazer tudo
Apple terá que modificar iPhone. Entenda o que vai acontecer
7 coisas que podemos comprar com o valor do iPhone 13
ver todas as notícias de Apple Ver + matérias
sobre
o mesmo tema