Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
A Apple promete com o lançamento de seu próximo iPhone e já sabemos algumas novidades do que vem por aí! O "botão de ação" terá uma utilização personalizada similar aos Apple Watch Ultra.

A poucas horas do evento da Apple, onde será apresentado oficialmente o novo modelo do iPhone juntamente com as suas novas funções, foi revelado que uma das diferenças físicas mais importantes que o celular terá: um botão personalizável que poderá executar qualquer ação configurada pelos usuários.

Este novo "botão de ação", que seria sensível ao toque assim como os outros disponíveis no iPhone 15, terá a mesma característica dos Apple Watch Ultra, que possuem uma tecla especial capaz de ser configurada para um acesso direto a uma função ou menu especial à escolha do usuário.

Entenda qual é a funcionalidade dessa nova feature

Em particular, esse botão seria uma das funcionalidades que estarão presentes apenas nos celulares de alta gama da Apple (iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max) porque a empresa pretende aumentar ainda mais a diferença entre estes e os de menor preço.

A presença deste novo botão não implicará a criação de um extra no dispositivo, mas para os iPhone 15 Pro será substituído o que está atualmente dedicado ao modo silencioso para adaptá-lo à nova função, que por agora tem apenas até nove possíveis configurações de acesso direto que, embora sejam um pouco limitadas, incluem algumas das características mais utilizadas do aparelho.

Entre as atividades ou aplicativos especiais que podem ser acessados através deste botão está a execução de funções do menu Acessibilidade, para permitir que usuários com alguma deficiência visual ou auditiva possam ativar os modos VoiceOver, AssistiveTouch, entre outros.

Da mesma forma, também será possível ativar o modo concentração desde que este tenha sido vinculado e configurado para cumprir certas funções, como ativar o modo Não perturbe ou outros que tenham sido criados pelo usuário para cenários específicos.

O modo silencioso também será uma das funções disponíveis com este botão, bem como a ativação da lanterna do celular. A função Lupa será outra que poderá ser configurada com este novo acesso rápido.

Para os usuários que desejam capturar momentos com a câmera do iPhone, essa também será uma das funções que poderão ser atribuídas ao "botão de ação", tanto para ativá-la quanto para usá-la como obturador e tirar fotos como se fosse uma câmera digital.

As notas de voz foram incluídas como outro aplicativo de acesso rápido. O início e o fim das gravações podem ser controlados pressionando o mesmo botão sem a necessidade de olhar para a tela do iPhone. Da mesma forma, o tradutor de idiomas do dispositivo também poderá ser configurado com o botão e poderá ser usado tanto para textos quanto para iniciar uma conversa.

Junto ao botão de ação, o restante dos botões físicos localizados nas bordas metálicas do iPhone seriam removidos e substituídos por versões sensíveis ao toque, que usarão motores hápticos para reproduzir leves vibrações no momento em que o usuário desejar pressioná-los, replicando a sensação do toque.

Apesar de não serem físicos, a presença dos botões será delimitada, pois será incorporado um detalhe em baixo relevo para que os usuários saibam onde tocar para aumentar ou diminuir o volume, ativar o modo silencioso, desbloquear o celular ou usar o novo botão de ação.

Apple
iPhone 15: 7 novidades da Apple que vão te fazer querer abandonar de vez o Android
Este novo botão do iPhone 15 pode fazer tudo
Apple terá que modificar iPhone. Entenda o que vai acontecer
7 coisas que podemos comprar com o valor do iPhone 13
ver todas as notícias de Apple Ver + matérias
sobre
o mesmo tema