Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
A aurora boreal é um dos fenômenos mais impressionantes que existem na natureza. Normalmente, já é linda, mas a aurora boreal rosa conseguiu se superar.

Em 3 de novembro de 2022, Markus Varik, um guia turístico da Aurora Boreal de uma empresa de turismo em Tromsø, Noruega, estava na rua quando a raríssima Aurora Boreal surgiu no céu: ela era rosa e de cores vibrantes, como ele nunca tinha visto antes em sua carreira. Na realidade, como o Spaceweather.com informou posteriormente, foi uma tempestade solar que causou uma rachadura no campo magnético invisível que circunda a Terra. Esse buraco fez com que partículas energéticas penetrassem na atmosfera do planeta e desencadeassem as auroras boreais cor-de-rosa.

Como são formadas as auroras boreais?

Porém, antes de explicarmos por que elas eram cor-de-rosa, precisamos entender como funciona o processo de formação das auroras boreais. Conforme explica a NASA, elas aparecem quando fluxos de partículas energéticas carregadas, conhecidas como vento solar, passam ao redor da magnetosfera. O campo magnético da Terra nos protege da radiação cósmica, mas esse escudo é mais fraco nos polos norte e sul, permitindo que o vento solar passe pela atmosfera, geralmente entre 100 e 300 quilômetros acima da superfície. No processo, os gases são misturados e superaquecidos, que brilham intensamente.

O que causou a aurora boreal rosa?

Normalmente, as auroras são de cor verde porque os átomos de oxigênio, que são abundantes apenas na parte da atmosfera normalmente atingida pelo vento solar, emitem essa tonalidade quando estimulados. Entretanto, durante o recente fenômeno observado na Noruega, a rachadura na magnetosfera da Terra permitiu que o vento solar penetrasse abaixo de 100 quilômetros, onde o nitrogênio é o gás mais abundante. E é por isso que as auroras emitiram um brilho rosa neon quando as partículas supercarregadas se chocaram contra os átomos de nitrogênio, de acordo com este artigo da LiveScience. Em resumo, o oxigênio emite luz verde e vermelha; e o nitrogênio brilha em azul e roxo.

Eles serão mais impressionantes no futuro

Após vários eventos semelhantes, os cientistas sugerem que esses fenômenos espetaculares são apenas o começo do que está por vir à medida que a atividade do Sol aumenta nos próximos anos. Nosso Sol tem um ciclo de atividade e, à medida que se tornar mais ativo, haverá mais avistamentos de auroras boreais. Embora esse processo possa ocorrer a qualquer momento, a quantidade de energia liberada pelo sol muda com o tempo. Em média, o ciclo de atividade solar aumenta e diminui em um período de cerca de 11 anos. E, neste momento, estamos caminhando para um período de alta atividade, conhecido como máximo solar.

Pål Brekke, chefe de pesquisa espacial do Centro Espacial Norueguês, explicou que estamos na metade do caminho para o próximo máximo solar. "Haverá bons anos pela frente. Isso significa um período de 3 a 5 anos de atividade significativa da aurora boreal", explicou ele. De fato, no ano de 2022, pudemos ver alguns espetáculos alucinantes de aurora boreal em partes do mundo onde elas normalmente não aparecem com tanta frequência, como no Reino Unido. Essas luzes coloridas têm aparecido no norte da Inglaterra nos últimos meses, um sinal revelador do aumento da atividade solar.

sobre
o mesmo tema