Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Responsável por mais de 10 empresas, Lucas Malta cita características importantes para jovens que buscam ingressar no empreendedorismo. Uma das dicas para os que seguirão no caminho é saber lidar com críticas, principalmente de quem já está há mais tempo à frente dos negócios. Outro conselho é manter foco no objetivo, algo fundamental para continuar e crescer, mesmo com os desafios diários. Veja mais!

Em um cenário cada vez mais desafiador, os jovens têm iniciado no empreendedorismo com uma visão voltada à inovação e a ousadia de quem projeta implantar novos métodos de trabalho. Além dessas características, é necessário se adaptar aos novos modelos de produção, consumo, gestão e equipe e buscar por destaque no setor em que está inserido. A atualização também é importante, pois quanto mais qualificado o empreendedor, maiores suas chances de negócio.

Diante desses novos desafios que surgem para o jovem que busca sua independência financeira, o empresário Lucas Malta reforça que, principalmente no início do negócio, é importante estar aberto para os desafios dessa nova empreitada. O jovem, que aos 20 anos administra mais de 10 empresas, comenta que existem algumas estratégias fundamentais para ter sucesso nos negócios. Ele ainda diz ser importante ter em mente que nem todas as tarefas serão desenvolvidas pelo gestor, por isso, estruturar uma equipe e delegar tarefas é fundamental mesmo no início das operações.

sappiencia - Inbound Marketing

"Por mais diferente que seja sua área, nunca deixe de usar o marketing digital em seu nicho. Hoje, ou você está na internet, ou está fora dela. Comecei na área da saúde, e nesse ramo é difícil compreender o quanto o marketing pode trazer resultados, como a visibilidade do médico, ou de uma clínica. É importante saber também que, no começo, talvez você pense que poderá fazer tudo sozinho, mas delegar funções e ter uma boa equipe é fundamental. Quando iniciei, contratei muitos freelancers. Depois, identifiquei as pessoas para compor o meu grupo de colaboradores e aprendi que liderar é de extrema importância", aconselhou.

Aprenda a lidar com a pressão e críticas

Ainda de acordo com o empresário, para quem começa cedo as cobranças podem surgir em dobro. A dica de Lucas para os que seguirão no caminho do empreendedorismo é saber lidar com críticas, principalmente de quem já está há mais tempo à frente dos negócios. Mas, ele afirma que o tempo e a demonstração de um bom desempenho mudam a visão dos mais velhos sobre o jovem empreendedor. Outro conselho é manter foco no objetivo, algo fundamental para continuar e crescer, mesmo com os desafios diários.

"O cansaço, o tédio, as reclamações e a falta disposição são bem difíceis na prática. Se você tem um objetivo e quer de coração alcançá-lo, consegue fazer o necessário. Leva um grande tempo para lidar e encaixar tudo direitinho. Acredito fielmente que, fazendo o de cada dia, uma hora tudo se acerta e se encaixa. Meu conselho é que esteja sempre em busca de especialização na sua área, estude, e fique por dentro do que está em alta no mercado. A qualificação deve acompanhar o empreendedor, porque é uma aliada do bom negócio", concluiu.

sobre
o mesmo tema