Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Houve um tempo em que os seres humanos utilizavam "a máquina mais complexa já construída" para alcançar o espaço com a ajuda de foguetes e, ao retornar ao nosso planeta, aterrissávamos em uma pista como se fosse um avião. Estamos falando do ônibus espacial, um dos projetos mais icônicos relacionados às missões fora da Terra.

O programa do ônibus espacial chegou ao fim em 2011, após 30 anos de serviço, levando a NASA a encontrar um novo lar para os orbitadores que ainda estavam operacionais. Um deles, o Endeavour, foi transferido oficialmente para o Centro de Ciências da Califórnia, onde foi exibido na posição horizontal por mais de onze anos. Isso está prestes a mudar.

O Endeavour será a grande estrela do novo Centro Samuel Oschin

No próximo dia 31 de julho, a tempo para o Dia da Exploração Espacial, o Centro de Ciências da Califórnia iniciará um processo conhecido como Go for Stack. Como explicam, trata-se da complexa tarefa de mover cada um dos componentes do ônibus espacial Endeavour de sua localização original para o novo Centro Aéreo e Espacial Samuel Oschin, uma instalação que, vale destacar, está em construção.

Como você possivelmente imagina, estamos diante de uma façanha desafiadora por várias razões. Uma delas é que, como mencionado, essa peça histórica será colocada em "posição de lançamento", o que requer a montagem no novo centro da estrutura necessária para que possa se manter na posição vertical, junto a dois foguetes de combustível sólido (SRB) e o tanque externo de cor óxido que vimos tantas vezes.

No entanto, esta é a primeira vez que tal tarefa será realizada fora de uma instalação da NASA. De fato, o Endeavour é a única unidade da frota que já não é propriedade do governo dos Estados Unidos. Dessa forma, enquanto os trabalhos no futuro Centro Aéreo e Espacial Samuel Oschin progridem, os visitantes ainda terão a oportunidade de ver o Endeavour no Centro de Ciências da Califórnia, especificamente até 31 de dezembro de 2023.

O processo, garantem, exigirá vários anos de trabalho e ainda não há uma data definida para o início da exibição do Endeavour em seu novo lar. Quando as tarefas forem concluídas, no entanto, não será possível tocar ou entrar no veículo. Isso se deve ao fato de que os responsáveis pelo centro querem preservar esta peça histórica para as futuras gerações com os mais altos padrões de conservação.

Os visitantes, por outro lado, terão a chance de ver pessoalmente uma impressionante nave de 61 metros de altura que esteve operacional por 19 anos e, entre suas missões, destaca-se a primeira missão de serviço ao Telescópio Espacial Hubble. Além disso, juntamente com os ônibus espaciais Atlantis e Discovery, ajudou a entregar vários componentes à Estação Espacial Internacional.

"O Endeavour será a atração principal do Centro Aéreo e Espacial Samuel Oschin, uma plataforma de lançamento para a criatividade e a inovação que inspirará as futuras gerações de cientistas, engenheiros e exploradores", assegura Jeff Rudolph, presidente e diretor executivo do Centro de Ciências da Califórnia, sobre o projeto cujo custo estimado é de 400 milhões de dólares.

sobre
o mesmo tema