Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Gabriell Bonifacio Borgato, professor de Odontologia do Ceunsp, orienta cuidados e atenção com a higiene bucal durante o período de folia. Ao Purebreak, o especialista alerta sobre os riscos das doenças transmitidas pelo beijo, como a herpes labial, sífilis e mononucleose, que no ano passado Anitta revelou ter sido diagnosticada. Saiba mais sobre o assunto!

Você é uma pessoa atenta a sua higiene bucal? O Carnaval já começou e, neste período, é muito comum que os foliões troquem inúmeros beijos na boca e os cuidados com a saúde, muitas das vezes, acabam sendo deixados de lado. Gabriell Bonifacio Borgato, professor de Odontologia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), alerta sobre os riscos das doenças transmitidas pelo beijo.

Beijo Rir GIF - Beijo Rir Animado - Discover & Share GIFs

Conheça as doenças que podem ser transmitidas pelo beijo

Segundo Gabriell, é preciso ficar atente ao aparecimento de feridas na região dos lábios e dentro da boca nesta época de folia. "O beijo na boca pode ser uma via de transmissão de inúmeras doenças infecciosas, principalmente se o indivíduo estiver com algum machucado nessa região", disse, ressaltando ainda que patógenos como vírus, bactérias e fungos podem ser transmitidos durante o beijo, mas os mais comuns são:

  1. Mononucleose (doença do beijo): um vírus transmitido pela saliva, que pode causar mal-estar, febre, dores de cabeça e garganta, e placas brancas na garganta. Não há prevenção para esta doença, e o tratamento se baseia no controle dos sintomas.
  2. Herpes labial: outro vírus que pode ser transmitido pelo contato durante o beijo. A manifestação mais comum é a de feridas nos lábios pós o aparecimento de pequenas bolhas, e que regridem e cicatrizam em alguns dias. Sua infecção inicial em quem nunca teve contato com o vírus pode causar alterações sistêmicas, como dor de cabeça, febre, mal-estar e feridas na cavidade oral.
  3. Sífilis: infecção bacteriana mais conhecida por ser uma IST (infecção sexualmente transmissível), porém também capaz de ser transmitida pelo beijo. A infecção ocorre através de pequenas feridas na boca, e o curso da doença causa manifestações sistêmicas que podem levar à morte! O tratamento consiste no uso de antibiótico.

Veja os principais cuidados no Carnaval 2023

Dr. Gabriell explica também que no carnaval é comum que as pessoas percam muita água por conta do calor excessivo e maior movimentação do corpo nos blocos. Portanto, é importante estar atento à hidratação constante, além de maneirar no consumo de álcool, que também promove a desidratação do nosso corpo.

"Ao perder água, nossa salivação é reduzida, o que contribui para doença, cárie e inflamações na gengiva. Além disso, devemos estar atentos à exposição do sol e sempre usar filtro solar, uma vez que a região dos lábios está mais exposta ao câncer de pele", reforça.

As dicas para ter sucesso bucal nessa época, de acordo com o dentista, é em casos de viagens, se programar para não esquecer nenhum dos itens de higiene oral, como a escova de dente, creme e fio dental. E lembrar de escovar os dentes sempre após as refeições, e caso não seja possível, ao menos ao acordar e antes de dormir.
"Devemos então nos lembrar de manter a hidratação constante com água, e evitar o consumo exagerado de álcool e bebidas como refrigerantes, que além do excesso de açúcar também são ácidas, facilitando a manifestação da doença da cárie. Quanto as infecções transmitidas pelo beijo, a conscientização é a melhor prevenção", finaliza.

sobre
o mesmo tema