Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Os visuais e figurinos de "A Pequena Sereia" deixam qualquer um maravilhado ao assistir o novo live-action da Disney. Vem saber como eles foram pensados e criados.

O novo live-action de "A Pequena Sereia" estreou na última semana e está fazendo sucesso no mundo inteiro. O filme dirigido por Rob Marshall e protagonizado por Halle Bailey deixa qualquer um encantado com as músicas cativantes, os visuais extraordinários e os figurinos deslumbrantes. Foi necessário muito trabalho para que todo o universo estético apresentado no longa tivesse o resultado brilhante que vemos nas telas do cinema.

Se você acha que criar a cauda da Ariel, produzir o vestido pomposo de Úrsula e pensar no visual de cada sereia foi fácil, está muito enganado! Rob Marshall e a figurinista Colleen Atwood (vencedora de quatro Oscars por trabalhos como Alice no País das Maravilhas e Animais Fantásticos e Onde Habitam) se uniram para dar vida à animação da Disney. Veja detalhes do processo criativo por trás dos figurinos de "A Pequena Sereia"!

Estilo de Ariel tinha que unir os dois mundos

Todo o processo criativo para os figurinos de Ariel foi muito bem pensado. Atwood fez uma pesquisa extensa sobre o mundo marinho e buscou inspiração na beleza do mar. Para criar o visual no universo subaquático, a figurinista se inspirou também na mitologia grega. Os looks de Ariel mudam dependendo do ambiente onde ela está. A cor azul água-marinha, usada pela personagem em terra firme, tem a intenção de unir esse mundo com o subaquático.

"Para mim, esta tonalidade realçou a beleza natural de Halle e a fez se destacar nos dois mundos em que se encontra. As texturas que usei no tecido, formadas por dobras e costuras em direções opostas, transmitem uma qualidade aquática semelhante ao movimento das algas marinhas", descreveu Atwood. O vestido usado no fim da história também combina elementos da corte real e do oceano. Uma curiosidade é que a confecção desse look levou quatro meses para ficar pronta!

Cabelo de Ariel passou por vários testes até chegar ao resultado final

Para criar todo o visual de Ariel, Atwood contou com a ajuda do estilista e maquiador Peter Swords King e da cabeleireira Camille Friend. Como Halle Bailey é uma afro-americana, a equipe teve todo o cuidado para que o visual da personagem fosse etnicamente correto. Para chegar ao resultado final, testaram diversos tons de vermelho e loiro acobreado e colocaram cachos soltos. Além disso, eles queriam que os cabelos funcionassem bem dentro e fora da água.

Caudas das sereias foram inspirada em peixes exóticos

A cauda exuberante de Ariel foi criada digitalmente. Colleen Atwood se inspirou em peixes exóticos para criar as caudas e os cabelos, não só de Ariel, mas de todas as suas sete irmãs. Aliás, o visual de cada uma delas foi baseado na mitologia grega e tem relação com os sete mares. A personalidade de cada uma também foi levada em conta na hora de definir como seriam seus cabelos.

Visual de Úrsula tinha que ter muito glamour

Criar o visual de Úrsula (Melissa McCarthy) foi um grande desafio! O vestido icônico usado pela bruxa é feito todo de lantejoulas roxas cobertas com camurça cortada a laser. Como parece mudar de cor, dá uma aparência de polvo para a vilã. Os tentáculos ao redor do pescoço também ajudam a dar essa impressão. O cabelo de Úrsula foi baseado na personagem da animação, mas o maquiador Swords King também disse que se inspiraram nos artistas dos anos 50 e 60. Eles também criaram uma peruca branca com toques de lilás na raiz, combinando com a maquiagem desta mesma cor.

Roupas dos marinheiros foram bordadas à mão

Colleen Atwood usou as referências históricas do mundo dos marinheiros para dar vida ao visual do Príncipe Eric (Jonah Hauer-King) e sua tripulação. Foram 250 peças, sendo que grande parte foi costurada à mão, já que Atwood descobriu que a maioria dos marinheiros sabia costurar. Além disso, era importante ter o cuidado para que as peças não ficassem muito limpinhas, já que os marinheiros vivem em alto mar.

Armadura esculpida em argila

Para criar o visual do Rei Tritão (Javier Bardem), Atwood também teve um grande trabalho. A armadura usada pelo personagem foi esculpida em argila e depois moldada com placas de abalone cortadas em finas camadas para refletir a água do oceano. Já a coroa foi inspirada em algas marinhas e dentes de tubarão. Sem dúvidas, todos os mínimos detalhes foram muito bem pensados no processo criativo para os figurinos de "A Pequena Sereia".

sobre
o mesmo tema