Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Filme da "Barbie" estava com estreia prevista para o dia 21 no Vietnã, mas foi proibido por causa de uma cena específica envolvendo o mapa da Ásia

Após uma longa espera, o filme da "Barbie" está prestes a estrear em todo o mundo - mas não no Vietnã. De acordo com a revista Variety, o longa foi banido no país e não será mais exibido nas salas de cinema. O filme já estava marcado para estrear no Vietnã no dia 21 deste mês, mas foi proibida por causa de uma cena específica que foi considerada "ofensiva" pelo Departamento de Cinema do país. Entenda a polêmica!

Cena de "Barbie" envolvendo mapa da Ásia foi considerada ofensiva

Já estava tudo certo para que "Barbie" estreasse nos cinemas vietnamitas no dia 21 de julho. Porém, a revista Variety publicou ontem (02) uma nota falando sobre o ocorrido. Em uma cena de "Barbie", os personagens de Margot Robbie e Ryan Gosling abrem um mapa após saírem da "Barbielândia". No mapa, é possível ver a "linha das nove raias". Essa linha é uma demarcação territorial que foi imposta pelo governo chinês no século XX e determina que grande parte do mar da China meridional, incluindo regiões próximas ao Vietnã e à outros países, pertencem apenas à China. Em 2016, o Tribunal de Haia determinou que a China não tem base legal para reivindicar todo o território, mas o governo chinês se recusa a reconhecer isso. Portanto, o Vietnã afirma que a China está violando a soberania do país.

Como a linha das nove raias aparece em "Barbie", as autoridades locais optaram por banir o filme do país. Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema do país, vinculado ao Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, enviou um comunicado ao jornal Tuoi Tre. "Não concedemos licença para o lançamento do filme estadunidense Barbie no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha das nove raias", afirmou. Até agora, a Warner. Bros Discovery não se pronunciou.

Linha das nove raias já fez outros filmes serem banidos

A linha das nove raias é um assunto bastante polêmico e já fez com que outros filmes fossem banidos. A animação "Abominável", de 2019, e o filme "Uncharted", estrelado por Tom Holland em 2022, também foram proibidos por mostrarem a linha das nove raias. Essa demarcação territorial também não é reconhecida por Taiwan, Filipinas, Malásia e Brunei. Até agora, esses países ainda não disseram se também vão banir "Barbie" dos cinemas. No Brasil, "Barbie" estreia no dia 20 de julho nos cinemas.

sobre
o mesmo tema