Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Já é possível fazer sua inscrição para a prova no site do Inep.

As inscrições para o Enem 2023 começaram nesta segunda-feira (05) e vão continuar abertas até o dia 16 de junho. O Exame Nacional do Ensino Médio é a maior porta de entrada para instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, em todo o Brasil. O Enem pode ser feito por qualquer pessoa, mas é necessário ter o ensino médio completo para ingressar em uma faculdade. Mas afinal: como me candidatar para a prova? Todo o processo em torno do Enem pode parecer um pouco complicado, além de ser bem estressante. Portanto, para te ajudar, o Purebreak te explica exatamente como se inscrever na prova e ainda tira suas dúvidas quanto ao exame. Confira!

A inscrição do Enem é feita no site do Inep

Para realizar a inscrição do Enem, você precisa entrar na Página do Participante no site do Inep . Lá, você vai clicar no botão "Inscrição" e, então, uma conversa com a assistente virtual será iniciada. Você precisará enviar todos os dados que forem perguntados, como CPF, data de nascimento, estado civil e CEP. Você deverá ainda optar pelo idioma que constará nas suas questões de Língua Estrangeira: inglês ou espanhol. Durante a inscrição, você vai precisar escolher também a cidade e o município onde você deseja realizar a prova. A candidatura para o Enem é bem intuitiva e não leva muito tempo. Após terminar de responder todas as perguntas, basta clicar em "Enviar Inscrição".

Taxa de inscrição para o Enem

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2023 é de R$ 85. Ela deve ser paga até o dia 21 de junho. É importante ressaltar que a inscrição é cancelada caso não seja feito o pagamento da taxa. Ela pode ser paga por boleto, cartão de crédito ou PIX.

Algumas pessoas podem pedir isenção da taxa de inscrição. São elas: alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas; alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares que comprovem renda mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa; pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; participantes do Encceja que tenham conseguido a certificação do ensino médio. Porém, mesmo que você esteja isento da taxa de inscrição, precisa se inscrever no site do Inep! Sem a inscrição, você não vai poder realizar a prova.

Calendário do Enem 2023

A inscrição do Enem é apenas a primeira etapa que o estudante terá que passar até conseguir a tão sonhada vaga na universidade. Por isso, é importante ficar bem atento ao cronograma para não se perder! Veja o calendário do Enem 2023 a seguir:

  • Inscrições: 5/6 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição: 5/6 a 21/6/2023
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social: Solicitação- 5/6 a 16/6/2023; Resultado - 26/06/2023; Recurso - 26/6 a 30/6/2023; Resultado do recurso - 05/07/2023
  • Aplicação Enem 2023: 05 e 12/11/2023
  • Aplicação Enem PPL 2023/Reaplicação: 12 e 13/12/2023
  • Divulgação do Gabarito: 24/11/2023
  • Resultados: 16/01/2024
sobre
o mesmo tema