Por Clarissa Alves
5 poderes femininos dignos de heroínas
5 poderes femininos dignos de heroínas
Porque essa coisa de considerar que mulheres são do sexo frágil está ficando ultrapassada.

Em ritmo de comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março, o Purebreak cavou informações sobre as principais descobertas científicas sobre as vantagens de fazer parte do time das meninas. Até algumas personagens dos videogames já mostraram que tem força de sobra pra encarar desafios, mas agora é a vez de você descobrir seus próprios superpoderes com essa lista "mara". \o/

1) Ver o mundo mais bonito

De acordo com os estudos de Israel Abramov, as mulheres podem identificar diferenças entre tonalidades muito melhor do que os homens. Provavelmente, a maioria que viu todas as cores possíveis na foto do vestido que polemizou a internet, era mulher.

Além disso, há um pequeno grupo de ladies que, por possuir 4 tipos de cones na retina ocular ao invés de 3, são conhecidas como "tetracromatas". Elas têm a capacidade de perceber mais de 100 milhões de cores. Imagina como deve ser incrível observar o mundo com um olhar desses!

Mulheres são mais sensíveis a percepção de cores
Mulheres são mais sensíveis a percepção de cores

2) Menos gripe e outras doenças infecciosas

Já foi provado que esse lance de sexo frágil se aplica apenas à força muscular, afinal o organismo da mulher tem testosterona em doses homeopáticas. No entanto, o estudo do Dr. Maya Saleh descobriu que o estrogênio impede a criação de uma enzima chamada Caspase-12, que ajuda a reduzir processos inflamatórios.

Além disso, os cientistas da Universidade de Ghent, na Bélgica, garantem que o 'cromossomo X' extra, presente no corpo feminino, gera mais microRNA, que pode fortalecer o sistema imunológico. Sendo assim, as defesas do corpo das meninas são melhores contra inimigos invisíveis (vírus, bactérias etc) do que dos rapazes. Depois dessa, liguem também seus escudos anti-inveja branca, amigas!

Sistema imunológico feminino é melhor que o masculino
Sistema imunológico feminino é melhor que o masculino

3) Versáteis por natureza

A comprovação de que as mulheres são as melhores em desempenhar multitarefas veio em 2013, após os experimentos conduzidos por uma equipe de psicólogos britânicos. As meninas se mostraram mais metódicas e organizadas do que os rapazes, conseguindo desempenhar um conjunto de tarefas simultâneas mais rápido. Na hora de alternar entre várias atividades, as meninas também tem mais agilidade. Algumas explicações podem estar relacionadas ao "instinto materno" que garante habilidade extra para vigiar vários babys ao mesmo tempo.

Agora você entende porque é moleza responder o whatsapp sem deixar de ouvir a conversa do grupo de amigos e ainda estar bem atenta se vocês estão tomando a direção certa para o cinema ou não!

Mulheres são especialistas em multitarefas
Mulheres são especialistas em multitarefas

4) Lágrimas como proteção infalível

Há um produto químico nas lágrimas feminas que, de acordo com o nível de emoção que ela está sentindo no momento, é capaz de produzir um odor que reduz os níveis de testosterona de um homem e, por consequência, consegue dimunuir a excitação sexual dos caras. Sendo assim, as lágrimas são uma fórmula natural para acalmar os desejos do parceiro quando não for uma boa hora para dar uns amassos. Foi o que revelou um estudo feito pelo neurocientista Noam Sobel, em 2011, do Weizmann Institute of Science em Israel. Por isso, sorrir mais e chorar menos perto do seu namorado é um bom caminho para manter a chama acesa entre vocês!

Lágrimas são a arma secreta feminina
Lágrimas são a arma secreta feminina

5) Amigas até na hora do stress

Vamos terminar a lista de superpoderes femininos com um estudo feito pela pesquisadora Giorgia Silani em 2014 e publicado no jornal Psychoneuroendocrinology. Quando as mulheres estão sob estresse, elas tendem a se colocar no lugar do outro e se aproximar com um olhar mais solidário. Por outro lado, foi comprovado que homens stressados ficam mais egoístas e com dificuldade de entender as pessoas ao seu redor. A explicação pode estar relacionada aos níveis de oxitocina que ficam elevados quando uma mulher está stressada. Esse hormônio aumenta a sensibilidade, logo torna-se mais fácil enxergar a dor do outro.

Meninas são mais solidárias até sob grande stress
Meninas são mais solidárias até sob grande stress
sobre
o mesmo tema