Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
6 dicas para criar seu podcast e bombar na podosfera
6 dicas para criar seu podcast e bombar na podosfera
Cada vez mais vemos as personalidades mais populares da internet embarcando no mundo dos Podcasts, trazendo conteúdos inéditos sobre relacionamento, esporte, cultura pop, autocuidado, entretenimento, negócios, tecnologia e muito mais. O Spotify reuniu valiosas dicas para todos aqueles que gostariam de começar um podcast do zero e criar seu próprio conteúdo, como alguns dos criadores mais queridinhos.

O ano de 2021 provou ser o ano em que o podcast realmente explodiu. Ao todo foram mais de 1,2 milhão de novos podcasts publicados no Spotify trazendo conteúdos inéditos sobre relacionamento, esporte, cultura pop, autocuidado, entretenimento, negócios, tecnologia e muito mais.

Dante Olivier, do "Coisas Quaisqueres", João Marano, no ar com o "Diário Aberto" e Andreza Delgado, com "Lança a Braba", são os primeiros eleitos do recém-lançado RADAR Podcasters, uma versão do programa "RADAR", projetado para destacar e dar visibilidade a criadores de conteúdo emergentes da podosfera em todo o mundo, como já acontece com artistas da música.

Spotify Music GIF - Spotify Music Apps - Discover & Share GIFs

Agora, começar um podcast do zero pode parecer intimidador para alguns, não é mesmo? Por isso, o Spotify e o Purebreak te contam agora algumas dicas sobre como criar o seu. Confira!

1. Escolha o tópico e o formato do podcast

Sobre o que é seu podcast e qual será a estrutura de cada episódio? Essas são as perguntas iniciais a serem respondidas ao dar start na sua produção. Depois, escolha um tópico pelo qual você é apaixonado, pois isso facilitará que você permaneça motivado enquanto cria o seu programa e tornará mais fácil encontrar novas ideias para os episódios.

Em seguida, defina seu público-alvo. Isso o ajudará a escolher um formato para tornar seu projeto único. Por exemplo, um podcast de cozinha pode ser direcionado para diferentes audiências, como pais que precisam de receitas rápidas para toda a família, cozinheiros de primeira viagem, veganos e outros.

2. Prepare seu episódio piloto

O roteiro do seu podcast deve ajudar a criar um primeiro episódio envolvente, que define o tom do que seus ouvintes podem esperar. Recomendamos incluir:

  • Introdução: apresentação de si mesmo e de seu podcast.
  • Corte de música: você pode adicionar música da biblioteca Anchor para fazer a transição entre os trechos.
  • Blocos de entrevistas: se você pretende incluir entrevistas em seu programa, há algumas maneiras para fazer.
  • Encerramento: Esses trechos aparecem no final dos episódios, você pode usá-los para dar crédito à sua equipe e mencionar suas redes sociais.

3. Prepare-se para gravar

Comece escolhendo um ambiente amigável, idealmente em um lugar confortável onde o ruído ao seu redor possa ser reduzido. Tente minimizar qualquer som que possa interferir sua gravação. Ao gravar seu episódio, tente manter o microfone o mais próximo possível, caso contrário você poderá soar distante e menos envolvido com seus ouvintes.

4. Vamos editar!

Você pode criar uma edição de alta qualidade em cinco etapas rápidas:

  • Importe seus arquivos de áudio para a Anchor.
  • Edite seus arquivos para obter os trechos que você deseja com o editor Anchor.
  • Adicione música de fundo com o recurso de música de fundo inteligente da Anchor. Isto permite que você controle o volume da música em relação aos fragmentos do seu áudio.
  • Adicione transições entre os cortes com o recurso de 'Transições do Anchor'.
  • Salve seu áudio editado. Agora está tudo pronto para publicar!

5. Publique seu podcast

Escolha um título curto (30 caracteres ou menos) que corresponda ao tema e ao formato do programa. Além disso, é necessário adicionar uma descrição que também deve ser curta e refletir o tom do seu programa que não ultrapasse 100 palavras.

  • A capa deve ser atraente para os ouvintes: Você pode usar o criador de capas da Anchor que lhe permite criar em segundos. Basta escolher uma imagem do catálogo, estilizar o texto e pronto.

É possível que leve de algumas horas a alguns dias para que seu programa apareça em todos os aplicativos de podcast para os quais você escolher distribuí-lo. Uma vez que seu episódio ou trailer esteja disponível, compartilhe-o em suas redes sociais e espalhe a notícia.

6. Escolha a frequência de publicação

A consistência do conteúdo é um fator essencial para o sucesso de um podcast. Escolha o número de episódios que deseja publicar e sua frequência, pode ser semanal ou quinzenal. Desta forma, o público pode antecipar o próximo episódio e você pode ver um crescimento constante ao longo do tempo. A frequência mais comum é semanal.

Se sua programação permitir, nossa pesquisa revela que podcasts que lançam episódios todos os dias ou várias vezes por semana experimentam um crescimento mais rápido do que outros. Claro que não é necessário quando você está começando, mas pode ser uma meta de crescimento mais tarde! Muitos criadores também lançam seus programas em temporadas. As temporadas podem variar entre 6 e 20 episódios, o que geralmente permite fazer uma pausa antes de lançar a próxima temporada.

Agora que você tem algumas dicas, está pronto para começar. Vá até a Anchor para ter acesso a todas as ferramentas necessárias para criar, hospedar e distribuir o seu podcast. A Anchor é uma plataforma de hospedagem de podcast Spotify 100% gratuita. Não há períodos de experiência ou taxas de hospedagem. Depois de criar sua conta com a Anchor, você pode começar a usá-la imediatamente para distribuir seu podcast para o mundo.

sobre
o mesmo tema