Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Algumas características dos seus seios podem parecer estranhas, mas são absolutamente comuns!

O nosso corpo muda com o tempo e isso é completamente normal. Conforme crescemos e amadurecemos, os seios passam por diversas alterações de acordo com a fase da vida. Com tantas mudanças acontecendo, é comum surgirem alguns questionamentos. Muitas meninas se perguntam se o tamanho dos seios está normal, se há algo de errado com sua posição e até mesmo se a sua cor está como deveria ser. Claro que existem condições médicas que podem afetar a aparência dos seios e elas merecem ser investigadas. Porém, muitas das coisas que consideramos esquisitas são, na verdade, bem normais. Portanto, não se desespere! Entenda o que é normal ou não sobre os seus seios a seguir!

1) Uma mama é maior que a outra

Se você reparou que você tem uma mama maior que a outra, não se preocupe, pois isso é mais que normal! Os seios e os mamilos não necessariamente vão se desenvolver da mesma forma e isso pode ser muito perceptível na fase da puberdade. Com o tempo, o tamanho das mamas começa a ficar mais parecido, mas mesmo assim é super comum que elas não sejam totalmente iguais.

2) Os mamilos podem ter pelos

Ter pelos nos mamilos é algo mais comum do que se imagina! Muitas pessoas acham estranho e se desesperam ao encontrar um ou mais pelinhos ao redor dos mamilos, mas a verdade é que praticamente todo mundo tem. A quantidade varia de acordo com os níveis hormonais de cada pessoa. Você até pode remover os pelinhos com uma pinça ou uma tesoura, mas saiba que eles não são um problema. Caso você tenha uma quantidade muito grande, pode ser uma boa ideia se consultar com um médico apenas para checar seus hormônios.

3) Seios muito pequenos também são lindos

Quando estamos crescendo, é comum nos compararmos às pessoas ao nosso redor. É normal que meninas se preocupem ao ver que seus seios são quase inexistentes se comparados aos de outras garotas. Primeiro, se acalme, pois os seios só ficam completamente desenvolvidos por volta dos 18 anos, podendo demorar mais ou menos. Segundo, mesmo que você já tenha passado dessa idade e seus seios continuem pequenos, não se preocupe: existem diversos tamanhos de peitos e os pequenos também são lindos!

4) Os mamilos grandes também são normais

Se você tem mamilos grandes e acha que isso é um problema, pode se acalmar! A verdade é que, assim como os seios, os mamilos também podem ter tamanhos variados. Cada pessoa tem um tipo diferente, então não se preocupe se os seus mamilos parecem ser grandes se comparados aos de outras meninas. Não há nada de errado nisso!

5) Os mamilos podem ter colorações diferentes

Ainda falando de mamilos, não é apenas o tamanho que varia entre cada pessoa. A cor também é uma característica que sofre mudanças de corpo para corpo. Os mamilos podem ser claros ou escuros, podendo ter tonalidades bem diferentes da cor da pele. Portanto, não estranhe se achar que os seus mamilos são muito escurecidos.

6) As mamas podem doer em determinadas situações

Durante o período de menstruação, há uma grande liberação de hormônios. É comum que os seios fiquem mais inchados e também mais sensíveis. Por isso, nesses casos, a dor é algo completamente esperado. Isso também acontece quando os seios de meninas estão se desenvolvendo. A região está se expandindo e os nervos passam a se esticar, o que traz essa sensação de desconforto. Uma dica para aliviar a dor nesses momentos é aplicar uma compressa de gelo. Se a dor persistir por muito tempo, porém, consulte um médico.

7) Os mamilos podem ter protuberâncias

Você já deve ter reparado que existem algumas protuberâncias nos seus mamilos. Em algumas mulheres elas são maiores e em outras são mais difíceis de perceber. De qualquer forma, as protuberâncias estão ali, pois nada mais são que glândulas pequenininhas cuja função é liberar óleo para evitar rachaduras nos seios durante a amamentação. Portanto, fique tranquila! As protuberâncias são características super normais.

8) Os peitos são bem irregulares

É difícil não se desesperar ao sentir um pequeno caroço no peito. Porém, é importante entender primeiro que nem sempre isso é sinal de câncer de mama. Os peitos são naturalmente irregulares e podem ter pequenos carocinhos de vez em quando por conta de mudanças hormonais que acontecem no organismo. De qualquer forma, se o caroço vier com outros sintomas, como dor, e persistir por muito tempo, converse com um médico para realizar exames.

9) Existem diferentes tipos de mamilo, inclusive os invertidos!

Você já ouviu falar em mamilos invertidos? Pode parecer estranho, mas isso é algo bem normal! Os mamilos invertidos são aqueles que ficam voltados para dentro, ao contrário dos mamilos considerados normais, que são levemente projetados para fora. Existem ainda os mamilos planos, que não se projetam, e os inchados, que são planos mas possuem uma leve projeção para fora.

sobre
o mesmo tema