Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

A menstruação, assim como quase tudo que permeia a saúde íntima feminina, ainda é considerada um tabu por muita gente. Mas se é apenas um processo natural do corpo da mulher, por que ainda sentimos vergonha em falar no assunto? A falta de informação é justamente o que gera vários preconceitos e impede que mulheres e meninas se conheçam melhor. Vamos falar sobre isso?

Se você menstrua, em algum momento já ouviu que não deveria falar explicitamente no assunto. Ou, então, já teve que lidar com algum homem sentindo "nojinho" só de ouvir a palavra menstruação. Bom, pois fique sabendo que você não fez nada de errado e não tem que se sentir culpada: já passou da hora da menstruação deixar de ser um tabu! O processo faz parte do ciclo reprodutivo feminino, é algo natural e não deve ser visto como um problema. Não, a menstruação não é "suja" e nem motivo para vergonha.

End Of The Sentence GIFs - Get the best GIF on GIPHY

É claro, por conta da alteração de hormônios e a famosa TPM, nem sempre você irá se sentir incrível e grata pela sua menstruação - e isso também é super normal, tá? O importante é que as mulheres entendam seus corpos, seus ciclos e tenham todas as informações possíveis sobre a menstruação. Afinal, é justamente por não falar no assunto de forma aberta e educativa que os mitos acabam se espalhando por aí.

Na escola, aprendemos apenas o básico. Um dos ovários libera um óvulo e, se ele não for fecundado, o famoso endométrio se descama e aí chega a hora de menstruar. Porém, o período menstrual é permeado de várias outras questões, e não falar sobre elas acaba causando mais problemas do que um suposto "conforto" social.

Por exemplo, você já parou para pensar por que os absorventes descartáveis não são distribuídos gratuitamente no SUS, como as camisinhas? Ou, quem sabe, já pensou nas outras alternativas ao absorvente descartável que as mulheres podem ter? Com certeza, você já se perguntou alguma vez se existe algum problema em fazer sexo enquanto está menstruada. Pois é, a menstruação ainda não ganha a sua devida importância nas conversas sobre saúde pública, apesar de fazer parte da vida de toda mulher desde a adolescência.

Você sabe o que é pobreza menstrual?

A pobreza menstrual afeta meninas e mulheres em situação precária no mundo inteiro. Não só falta o acesso aos produtos sanitários, mas também à ginecologistas. O documentário "Absorvendo o Tabu", da Netflix, mostrou bem o caso das mulheres em uma comunidade rural na Índia - o curta foi até reconhecido no Oscar 2019, levando o prêmio de Melhor Documentário de Curta-Metragem.

Na ocasião, a diretora Rayka Zehtabchi até falou que não estava acreditando que "um filme sobre menstruação levou o Oscar". Dá para entender a surpresa dela, né? Afinal, as mulheres são convencidas a vida inteira de que a menstruação é um assunto que não deve ser falado, muito menos celebrado.

GIF - Rolling eyes • Parafraseando Livros

Hoje, vemos as consequências de não existir uma conscientização sobre o ciclo menstrual: mulheres sem acesso à uma menstruação saudável, ou que não conhecem seus corpos e acabam acreditando em mitos. Nem precisamos falar que isso pode trazer muitos problemas para a saúde, né? Não tenha vergonha de falar na sua menstruação. Você deve lutar pelo direito de conhecer o seu corpo e, acima de tudo, respeita-lo!

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema