Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
O Outubro Rosa começou oficialmente e o Purebreak está aqui para relembrar a importância de estar atente ao câncer de mama. Diferente do que muitos podem pensar, a doença atinge pessoas de diferentes gêneros e idades e todo o cuidado é pouco na hora de se prevenir. Faça o quiz e veja se você está por dentro de sintomas, tratamentos e mais informações sobre o câncer de mama.

O Outubro Rosa começou oficialmente! O mês é dedicado a conscientização sobre o câncer de mama - doença que mata milhares de pessoas todos os anos mundialmente. A data foi criada na década de 90, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu laços rosas para trazer debate sobre a doença.

As principais vítimas do câncer de mama são pessoas que nasceram com o sexo feminino e têm mais de 50 anos. Isso, porém, está longe de significar que a doença não pode atingir outros perfis. Cada vez mais, vemos pacientes mais novas enfrentando o tratamento - que pode ir da cirurgia até quimioterapia.

A gente sabe que falar de doença nunca é legal, né? Mas é a forma mais eficaz de espalhar informação e garantir a saúde de mais pessoas. Afinal, assim como tantas outras condições, o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de garantir a cura.

Pensando nisso, o Purebreak preparou um quiz especial, com algumas perguntas e mitos sobre o câncer de mama. Veja se você sabe realmente o que é a doença e como ela pode te afetar!

Outubro Rosa desmitifica o câncer de mama

O câncer de mama, assim como o de próstata (com o Novembro Azul), tem um mês dedicado a ele. Por quê? Para começar, saber os sintomas e sinais iniciais da doença é a melhor forma de lutar contra o problema. Mas, além disso, o câncer de mama é um dos com maiores índices de ocorrência no Brasil e no mundo.

Todo ano, estima-se que mais de 2 milhões de pessoas podem ser diagnosticadas com a doença, sendo mais de 60 mil só no nosso país. E vale destacar: homens e mulheres, de todas as idades, podem ser vítimas, ok? Então só porque você não faz parte do grupo de risco, não quer dizer que pode relaxar.

A recomendação para descobrir a doença o mais cedo possível é realizar ultrassons de mama anualmente - normalmente recomendados em consultas com ginecologistas. Para quem tem mais de 40 anos ou tem histórico familiar, é também acrescentado a mamografia. Podem ser exames incômodos e um pouco dolorosos, mas é importante manter o foco no motivo para realizá-los.

Para isso, você pode - e deve - com médicos de confiança para te auxiliar ou até mesmo verificar a possibilidade de levar um acompanhante na consulta e nos exames, caso vá se sentir mais confortável.

Modelo relembra diagnóstico de câncer de mama

Apesar de ser uma doença com muitos casos, ninguém nunca pensa que poderá passar por isso, de fato. É uma mentalidade comum, que até nos protege no dia a dia. E foi sobre isso que a modelo Fernanda Motta, diagnosticada com a doença em 2019, falou durante o podcast Sala de Espera.

"Receber um diagnóstico desses não só é uma coisa inesperada, mas muito indesejada. Ninguém na terra pensa que vai receber um diagnóstico assim", afirmou. Por isso, vale lembrar: pode acontecer com qualquer um e todo cuidado é pouco na hora de se proteger!

sobre
o mesmo tema