Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Quando a franquia Star Wars anunciou que o nome do episódio VIII seria "The Last Jedi", muitos de nós presumimos que sua tradução seria "O Último Jedi", sem considerar que "the" poderia se referir a "os" Jedi, no plural; mesmo que "jedi" não tenha plural em inglês. Algum tempo depois, soubemos que a tradução era "Os Últimos Jedi".

Algo similar ocorreu com o Vision Pro da Apple. Muitos começaram a falar sobre "as Vision Pro" após sua apresentação no início do mês, referindo-se a "os óculos". Para a Apple, isso está errado. A Apple se refere a "o Vision Pro" porque o considera um computador. Um computador espacial.

Isso nos remete a algo que a Apple tem tentado incutir em nossas mentes por anos: a ideia de que um iPad é um computador.

Definição de "computador"

O iPad é uma proeza técnica e tem poucos concorrentes no mercado de tablets (embora o recente Pixel Tablet seja um argumento forte, mas falta em software de terceiros). No entanto, não é um computador. É algo diferente, com algumas semelhanças em relação ao Mac, e outras diferenças. E isso não é ruim; para algumas pessoas pode até substituir um computador, mas não é um computador em si.

A Apple tem no Mac um legado que não pode abandonar, mesmo que não siga exatamente a mesma direção que seus outros produtos. O iPhone e o iPad são dispositivos que só aceitam novo software de terceiros por meio de uma via centralizada pela Apple: a App Store.

A União Europeia já começou a contagem regressiva para quebrar esse modelo, mas até hoje, apenas a App Store pode distribuir e instalar software no iPhone e iPad. É fácil suspeitar que a Apple adoraria ter feito o mesmo com a App Store para o Mac, que existe há onze anos e nunca pareceu decolar. Mas ela não podia fazer isso. Seria arriscado demais.

Ela introduziu algumas barreiras em nome da segurança, mas um Mac continua sendo um computador onde podemos instalar software através da App Store, lojas alternativas como Setapp, uma unidade física conectada por USB ou simples download da web. Sem intermediários, sem comissões obrigatórias.

O Vision Pro é comparável a um Mac? Não, é mais parecido com o iPad. A Apple poderia criar o visionOS baseado no iPadOS ou no macOS, mas escolheu o primeiro. Não há indicações de que o nível de personalização, liberdade de instalação de software ou amplitude de uso de periféricos seja comparável ao oferecido por um Mac, mas sim ao oferecido por um iPad.

A Apple está tentando posicionar o termo "computador espacial" para nos fazer pensar no Vision Pro como seu artigo, masculino e singular, sugere: um computador. Algo parecido com o que ela tentou com o iPad em uma campanha que até teve anúncios de TV.

O iPad não precisa ser um computador, e sua grandeza é maior quanto menos o associamos a esse conceito. O iPad é insuperável para consumo de mídia em movimento, para edição de documentos usando o Pencil ou para criatividade em ilustração. Quando tentamos usá-lo como substituto de um computador, surgem as limitações: alguns processos não são totalmente replicáveis, outros exigem mais etapas e, portanto, mais tempo.

O Vision Pro pode ser um produto incrível para experiências imersivas de consumo de mídia, jogos, trabalho em telas enormes e outros tipos de experiências que virão, mas seguindo um modelo fechado como o de iPadOS, o sistema mais parecido com visionOS, não serão um computador, pelo menos na definição que o Mac faz dele. E o uso que a Apple mostrou, ampliando a tela de um MacBook, ainda requer um MacBook. Tentar tratá-lo como se fosse pode levar às experiências frustrantes que frequentemente vimos nos últimos anos com o iPad.

sobre
o mesmo tema