Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Há alguns anos, alguém inventou um veículo que ninguém havia reivindicado: o Fliz. O problema é que essa invenção não fez o menor sentido, principalmente para os adultos.

"Mas ninguém vai pensar nos adultos?" Não, de fato, a frase viral de Os Simpsons não estava falando de adultos, mas de crianças. Mas, por um momento, pensamos que talvez tenha sido isso que passou pela cabeça dos criadores da Fliz: uma bicicleta peculiar sem pedais.

Para que serve a bicicleta sem pedais?

Talvez, nos últimos anos, você tenha visto como as bicicletas sem pedais se proliferaram entre as crianças. A vantagem dessas bicicletas em particular é que foi comprovado que as crianças melhoram sua estabilidade, pois precisam cuidar do equilíbrio enquanto andam de bicicleta. Quando estiverem mais velhas, será mais fácil para elas começarem a andar em uma bicicleta com pedais e precisarão de menos tempo para se adaptar, pois não começarão a aprender tudo o que ganharam em termos de equilíbrio do zero quando tirarmos as rodas.

E os adultos?

A ideia parece interessante para os pequenos, mas... E quanto aos mais velhos? A verdade é que também existem alguns aparelhos muito parecidos, mas quase todos eles são focados como andadores modernos. Para evitar situações embaraçosas para pessoas mais velhas que estão começando a ter problemas de mobilidade, há empresas que também descobriram o apelo dessas bicicletas sem pedal. E a decisão parece ter sido acertada. As imagens mostram idosos usando a bicicleta como se fosse um andador, apoiando as mãos no guidão e com a vantagem de ter sempre um selim por perto para se apoiar. O que não temos tanta certeza é como tirar o máximo proveito dela se você for uma pessoa jovem e saudável.

Uma bicicleta sem pedais... Mas o que é isso?

Esta é a pergunta que os criadores da Fliz parecem ter se feito: uma bicicleta sem pedais faz sentido para adultos? Bem, parece que não. Em um dos designs mais malucos e estranhos que já vimos para uma bicicleta, os criadores decidiram colocar o tubo do quadro na parte superior, de modo que ele fique totalmente sobre as costas do ciclista. O ciclista é preso ao quadro por cintos de cinco pontos para evitar que caia no chão. E o quadro cai sobre seus ombros até a frente, abrindo um espaço livre para sua cabeça.

Portanto, quando o aspirante a ciclista estiver caminhando, ele pode andar ligeiramente curvado, mas se houver uma colina, ele pode pegar impulso, colocar os pés no tubo traseiro e deixar que a própria inércia do corpo o leve. Algum problema com o deslocamento em alta velocidade em uma posição de super-homem? Não há problema, pois o dispositivo também tem freios a disco.

O projeto Fliz aparentemente continuou sendo apenas isso: um projeto. Não temos provas, mas não temos dúvidas de que o projeto, a ideia e praticamente tudo deve ter sido difícil de vender para os clientes em potencial. Se é que havia algum.

sobre
o mesmo tema