Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
E, embora esta propriedade chinesa represente apenas uma pequena fracção de todas as terras de propriedade estrangeira nos EUA, o governo teme que a China possa estar a expandir o seu controlo e a obter acesso a informações importantes.

Nos últimos anos, empresas e investidores chineses têm comprado terras nos Estados Unidos e adquirido grandes empresas alimentares, como a Smithfield Foods, o maior processador de carne suína do país. Isso, aos olhos dos legisladores americanos, é um grande problema: a China, apesar de ser o maior parceiro comercial dos EUA, é também o adversário estratégico número um.

E, embora esta propriedade chinesa represente apenas uma pequena fracção de todas as terras de propriedade estrangeira nos EUA, o governo teme que a China possa estar a expandir o seu controlo e a obter acesso a informações importantes.

Controle de terras

O investimento estrangeiro chinês em terras agrícolas dos EUA aumentou 10 vezes na última década, de acordo com o Departamento de Agricultura. As entidades chinesas possuíam mais de 1.500 quilómetros quadrados de terras agrícolas com um valor estimado em cerca de 2 mil milhões de dólares no final de 2021. São propriedade de 85 investidores chineses, que podem ser indivíduos, empresas ou o governo.

Ainda assim, as terras de propriedade chinesa representam uma pequena parcela das terras em mãos estrangeiras: ocupam o 18º lugar na lista de investidores internacionais. Mas o seu peso geopolítico e os seus objetivos estratégicos, que diferem muito dos planos do Ocidente, levantaram questões sobre quem está por trás dessas terras.

De quem são?

A maior parte é propriedade de empresas. Mas o Congresso está mais preocupado com o facto de o Partido Comunista Chinês fazer parte de um plano para expandir o seu controle. "Não sei se temos certeza de todas as terras estrangeiras que são potencialmente propriedade de indivíduos chineses ou de pessoas controladas pelo governo chinês", disse o senador Jon Tester, democrata de Montt., ao Congresso.

Deve-se mencionar que toda essa propriedade chinesa está altamente concentrada. Conforme explicado neste relatório da NPR , mais de 80% está nas mãos da Smithfield Foods e de um bilionário chamado Sun Guangxin, através da Brazos Highland Properties e da Harvest Texas. A Sun usou essas empresas para comprar mais de 160 milhas quadradas no Texas para um suposto parque eólico. Mas o projeto foi impedido de receber luz verde por uma lei estadual que proíbe estrangeiros de acessar a rede energética do Texas.

Perto de bases militares

A maior parte das críticas surgiu em janeiro deste ano, quando outra empresa chinesa, o Grupo Fufeng, também foi impedida de construir uma turbina eólica em terreno próximo de uma base da Força Aérea de Dakota do Norte. Um facto que as autoridades descreveram como um "risco de segurança". Depois de todo o alarido sobre o balão espião chinês abatido em Fevereiro , as preocupações de que Pequim esteja a tentar realizar trabalho de espionagem ou a interromper as comunicações militares em solo americano dispararam.

Principalmente quando muitas dessas propriedades estão próximas de instalações de Defesa. "O que falta aqui é muito mais informação sobre onde estão localizados esses locais específicos ou compras de terras agrícolas nas proximidades da base militar", disse Craig Singleton , membro da Fundação para a Defesa das Democracias.

Eles querem evitá-lo

É por isso que muitos legisladores (de ambos os partidos) querem limitar as compras por parte de empresas chinesas, especialmente aquelas com ligações ao governo. E para esse fim, já existem vários projetos de lei no Congresso que visam aumentar os poderes do Comité de Investimento Estrangeiro nos EUA para examinar acordos de investimento estrangeiro através da lente da segurança alimentar, bem como reforçar os sistemas de verificação e informação.

Separadamente, a administração Biden está a endurecer as políticas sobre quem pode comprar terrenos perto de bases militares. O problema é que estas medidas podem resultar numa reação negativa contra os ásio-americanos e correr o risco de desencadear uma xenofobia chinesa mais ampla, já observada em alguns estados.

Em meio a uma tensão comercial e geopolítica. Além disso, esta tendência ocorre num período da história em que as tensões entre os dois países em questões comerciais e geopolíticas não cessam. Também num contexto em que o Partido Comunista está a consolidar os seus investimentos na agricultura estrangeira como parte dos seus planos de desenvolvimento económico "Uma Cintura, Uma Rota", com o objetivo de controlar mais a cadeia de abastecimento alimentar. Também em outras indústrias como mineração e controle de infraestrutura portuária em regiões da América Latina.

sobre
o mesmo tema