A parte difícil não é comprar um Bugatti, mas mantê-lo: trocar o óleo custa tanto quanto um carro novo
Publicado em 5 de setembro de 2023 às 14:30
Por Maria Luisa Pimenta | Redator
Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
O Bugatti já é um carro de preço bastante elevado. Porém, os gastos não acabam após comprá-lo. A manutenção desse tipo de automóvel é extremamente cara.
Manter um Bugatti é extremamente caro Manter um Bugatti é extremamente caro© Getty Images
É mais fácil comprar um carro novo que manter um Bugatti
A manutenção de um Bugatti é muito cara
Trocar o óleo de um Bugatti é mais caro que comprar muitos carros
Ao comprar um Bugatti, é importante saber que mantê-lo não será fácil
Veja + após o anúncio

Sim, os preços dos carros subiram. Isso não é segredo e é muito provável que você tenha procurado um carro recentemente. Não importa se é novo ou usado. Mas quanto podemos avaliar o preço de compra de um carro? Uma troca de óleo em um Bugatti? Uma troca de pneus? Ou talvez um conjunto de aros? Basicamente, depende do carro que escolhemos e de seu segmento. Por mais que o mercado de carros tenha aumentado, com uma troca de pneus em um Bugatti, podemos comprar um Formentor Cupra. Ou, se formos mais modestos, podemos aproveitar a oportunidade para comprar um Dacia Duster e um segundo carro usado para o dia a dia.

A troca de óleo, no entanto, deixa menos espaço de manobra. Ainda podemos comprar um Dacia Duster, mas se optarmos por um Peugeot 2008, já estaremos acima do orçamento. Felizmente, com o orçamento de alguns aros, podemos voltar da concessionária com um BMW Série 3.

Do que estamos falando?

Esses são, pelo menos, os valores para a manutenção de um carro hiperluxuoso como o Bugatti Veyron. Um dos exemplos dados por Manny Khoshbin. Sua carta de apresentação (ou parte dela) é invejável: milionário, colecionador de carros e dono de um canal no Youtube onde mostra suas joias. Khoshbin usou um de seus vídeos para explicar quanto custa manter um supercarro desse tipo. O milionário lida com os valores como alguém que conta, no final do mês, quanto dinheiro lhe custou o café da manhã. E isso significa multiplicar os valores para cada um dos 3 Bugattis que ele mantém em sua garagem.

Para uma troca de óleo, por exemplo, basta remover as rodas traseiras, os freios, a asa e alguns dos revestimentos dos para-lamas para acessar os 16 bujões de drenagem do carro. Isso e os US$ 25.000 que ele alegou ter que desembolsar (3 anos atrás) a cada troca de óleo e fluido. O restante dos valores não parece mais tão exorbitante. Troca de rodas? 38.000 dólares. Substituição da roda? U$ 50,000. Uma manutenção simples que ultrapassa os 100.000 dólares e que a Bugatti recomenda a cada 15.000 quilômetros ou, como é provável que seja o caso, a cada pouco mais de um ano. Khoshbin, no entanto, afirma estender a troca de pneus para 2 ou 3 anos.

Caro? Nem tanto se encontrarmos nossas próprias oficinas. Como acontece com qualquer outro carro, "trazê-lo para dentro de casa" sempre custará um pouco mais. A manutenção de quatro anos de um Bugatti Chiron Pur Sport está estimada entre 340.000 euros e 405.000 euros (sem impostos).

Programa questionável da Ferrari

E Khoshbin tem "sorte" de ter seu Bugatti na garagem. Quando se trata de custos astronômicos de manutenção, não há nada como o Programa Corse Clienti da Ferrari, sem dúvida seu pacote mais exclusivo. As Ferrari FXXs são modificações projetadas única e exclusivamente para corridas, portanto não podem ser modificadas. Para se ter uma ideia, em 2014, uma Ferrari FXX K valia 2,5 milhões de euros (sem impostos) e tudo o que você encontrou em sua garagem foi... nada. Porque, além de receber os 2,5 milhões de euros, a Ferrari fica com o carro.

Em troca, a Ferrari incluiu na compra a manutenção do carro e o acesso por 2 anos ao seu campeonato privado para clientes. No total, foram 16 corridas distribuídas em quatro circuitos. Claro, com todo o apoio logístico na garagem da marca, desde mecânicos e engenheiros até cozinheiros. Essa é a parte boa, pois estima-se que, além disso, cada corrida em circuito custará entre 10.000 e 15.000 euros.

Palavras-chave
Mundo Curiosidade Tecnologia
Tendências
Todos os famosos
Últimas Notícias
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
4 de janeiro de 2024
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
4 de janeiro de 2024
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
4 de janeiro de 2024