Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
O Bugatti já é um carro de preço bastante elevado. Porém, os gastos não acabam após comprá-lo. A manutenção desse tipo de automóvel é extremamente cara.

Sim, os preços dos carros subiram. Isso não é segredo e é muito provável que você tenha procurado um carro recentemente. Não importa se é novo ou usado. Mas quanto podemos avaliar o preço de compra de um carro? Uma troca de óleo em um Bugatti? Uma troca de pneus? Ou talvez um conjunto de aros? Basicamente, depende do carro que escolhemos e de seu segmento. Por mais que o mercado de carros tenha aumentado, com uma troca de pneus em um Bugatti, podemos comprar um Formentor Cupra. Ou, se formos mais modestos, podemos aproveitar a oportunidade para comprar um Dacia Duster e um segundo carro usado para o dia a dia.

A troca de óleo, no entanto, deixa menos espaço de manobra. Ainda podemos comprar um Dacia Duster, mas se optarmos por um Peugeot 2008, já estaremos acima do orçamento. Felizmente, com o orçamento de alguns aros, podemos voltar da concessionária com um BMW Série 3.

Do que estamos falando?

Esses são, pelo menos, os valores para a manutenção de um carro hiperluxuoso como o Bugatti Veyron. Um dos exemplos dados por Manny Khoshbin. Sua carta de apresentação (ou parte dela) é invejável: milionário, colecionador de carros e dono de um canal no Youtube onde mostra suas joias. Khoshbin usou um de seus vídeos para explicar quanto custa manter um supercarro desse tipo. O milionário lida com os valores como alguém que conta, no final do mês, quanto dinheiro lhe custou o café da manhã. E isso significa multiplicar os valores para cada um dos 3 Bugattis que ele mantém em sua garagem.

Para uma troca de óleo, por exemplo, basta remover as rodas traseiras, os freios, a asa e alguns dos revestimentos dos para-lamas para acessar os 16 bujões de drenagem do carro. Isso e os US$ 25.000 que ele alegou ter que desembolsar (3 anos atrás) a cada troca de óleo e fluido. O restante dos valores não parece mais tão exorbitante. Troca de rodas? 38.000 dólares. Substituição da roda? U$ 50,000. Uma manutenção simples que ultrapassa os 100.000 dólares e que a Bugatti recomenda a cada 15.000 quilômetros ou, como é provável que seja o caso, a cada pouco mais de um ano. Khoshbin, no entanto, afirma estender a troca de pneus para 2 ou 3 anos.

Caro? Nem tanto se encontrarmos nossas próprias oficinas. Como acontece com qualquer outro carro, "trazê-lo para dentro de casa" sempre custará um pouco mais. A manutenção de quatro anos de um Bugatti Chiron Pur Sport está estimada entre 340.000 euros e 405.000 euros (sem impostos).

Programa questionável da Ferrari

E Khoshbin tem "sorte" de ter seu Bugatti na garagem. Quando se trata de custos astronômicos de manutenção, não há nada como o Programa Corse Clienti da Ferrari, sem dúvida seu pacote mais exclusivo. As Ferrari FXXs são modificações projetadas única e exclusivamente para corridas, portanto não podem ser modificadas. Para se ter uma ideia, em 2014, uma Ferrari FXX K valia 2,5 milhões de euros (sem impostos) e tudo o que você encontrou em sua garagem foi... nada. Porque, além de receber os 2,5 milhões de euros, a Ferrari fica com o carro.

Em troca, a Ferrari incluiu na compra a manutenção do carro e o acesso por 2 anos ao seu campeonato privado para clientes. No total, foram 16 corridas distribuídas em quatro circuitos. Claro, com todo o apoio logístico na garagem da marca, desde mecânicos e engenheiros até cozinheiros. Essa é a parte boa, pois estima-se que, além disso, cada corrida em circuito custará entre 10.000 e 15.000 euros.

sobre
o mesmo tema