Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Antigamente, a indústria musical tinha uma enorme preocupação com a pirataria e pessoas que baixavam conteúdos ilegalmente. Porém, a Inteligência Artificial pode ser um problema ainda maior hoje em dia.

Durante anos, a RIAA (Recording Industry Association of America) protegeu os direitos autorais do setor musical. Sua perseguição àqueles que baixavam músicas ilegalmente por meio de serviços P2P - o Napster foi o mais famoso - e tecnologias como o BitTorrent tem sido constante, mas agora eles reconhecem outra ameaça ao futuro da música: a gerada pela inteligência artificial.

O que aconteceu?

A organização publicou um relatório sobre as principais ameaças que o setor musical enfrenta atualmente. Como de costume, eles incluem links para sites de torrent ou serviços que permitem "extrair" conteúdo, mas há um novo recurso importante: eles agora também incluem vários serviços de inteligência artificial que misturam músicas.

O que diz a RIAA?

De acordo com seus funcionários, "há serviços on-line que, supostamente usando inteligência artificial (IA), extraem, ou melhor, copiam os vocais, os instrumentos ou parte dos instrumentos de uma gravação sonora e/ou geram, masterizam ou remixam uma gravação de modo que ela seja muito semelhante ou quase tão boa quanto as faixas de referência de artistas selecionados e conhecidos de gravação sonora".

O que é o songmastr?

Esse serviço que "remasteriza" suas músicas combinando-as com músicas de referência para que elas "soem tão bem quanto uma música da Beyoncé " é um dos mencionados pela RIAA. A plataforma utiliza o código do projeto Matchering 2.0, que está disponível no GitHub.

Não extraia os vocais de nossa música

A RIAA também não quer que terceiros ofereçam serviços como o Acapella-Extractor ou o Remove-Vocals. Esses serviços também se gabam de usar inteligência artificial para separar os vocais do restante da faixa musical. O motivo é lógico.

Versões não autorizadas

Para esse órgão, esses serviços podem ser usados para criar variações da música original que não têm a permissão do autor original. "Em qualquer caso, os arquivos que esses serviços disseminam são cópias não autorizadas ou trabalhos derivados não autorizados da música de nossos membros".

Mais debate sobre direitos autorais

Nos últimos dias, temos falado sobre como o debate sobre direitos autorais está se tornando o grande problema para o conteúdo gerado por (ou envolvendo) mecanismos de IA. Isso está acontecendo com o GitHub Copilot e, além dos problemas com o setor musical, há também uma forte controvérsia no mundo da arte, onde serviços como DALL-E 2, Midjourney ou Stable Diffusion estão causando uma revolução.

sobre
o mesmo tema