Por Clarissa Alves
No aplicativo "Adote Um Cara" os homens viram objetos e as meninas é que mandam
No aplicativo "Adote Um Cara" os homens viram objetos e as meninas é que mandam
Conheça esse aplicativo de paquera, que tem crescido bastante no número de usuários aqui no Brasil.

O aplicativo de paquera Adote Um Cara chega com a proposta de colocar as meninas para descrever e buscar, sem julgamentos e sem vergonha, qual é exatamente o pretendente dos seus sonhos. Ao mesmo tempo, tudo que os homens podem fazer é criar um perfil bem completo enquanto torcem para serem escolhidos. Quem tem toda liberdade, toma iniciativa e dá as ordens é o público femino: "O poder é de vocês!", como diria o Capitão Planeta. Chega mais pra entender como funciona.

Logo de primeira você vai perceber que em Adote Um Cara só tem espaço para quem é heterosexual. A ideia que fica no ar é que, do mesmo jeito que os "boy magia" tratam mulheres como objetos, eles também podem ser objetificados. Só que essa "vingancinha" também espalha um senso comum de que toda mulher ama comprar, escolher, adquirir coisas - o que não é exatamente uma verdade. Talvez isso vá incomodar um pouco as mais feministas. A dica é: teste antes de julgar. Porque as seções do app são ótimas para quem quer algo além de um rostinho bonito. Se uma das grandes reclamações sobre o Tinder é que não exibe informações suficientes para julgar o quanto alguém é interessante por dentro, em "Adote Um Cara" os perfis podem ir além das fotos e aparência.

Imagens da interface de "Adote Um Cara" que oferece bastante espaço para falar sobre sua personalidade
Imagens da interface de "Adote Um Cara" que oferece bastante espaço para falar sobre sua personalidade

O aplicativo tem espaço para contar bastante sobre seus gostos, fazer lista de livros, filmes favoritos e tenta ser um tipo de "Shopping de pretendentes". Cada rapaz precisa preencher seu perfil imaginando que esta é sua vitrine de apresentação. Não que isso aconteça bem assim, mas ao menos você descobre quem não está fazendo questão de ser mais que um corpinho bonito e quem tem algo na cabeça já no perfil.

Quando um cara visita o perfil de uma garota e gosta, ele pode enviar um "Charme". É quase como o "cutucar" do Facebook. Ele declara que está interessado em você e fica torcendo pra você querer também. Quando esse interesse declarado não é correspondido, o cara não vai conseguir conversar contigo de maneira nenhuma. A única forma de desbloquear a comunicação é quando uma mulher coloca um cara no seu "Carrinho de compras" ou quando ela retribui o tal "Charme".

Controvérsias à parte, o fato é que há mais rapazes com embalagem sincera e conteúdo intrigante no Adore Um Cara que em outros apps de paquera mais populares. Você consegue acessar tanto pelo seu dispositivo móvel iOS ou Android quanto pelo site oficial, na internet.

sobre
o mesmo tema