Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
A cor dos olhos são reveladoras, não é mesmo? Mas elas não falam apenas sobre o mundo interior de uma pessoa. Eles também contam um pouco sobre sua genética. Descubra as cores de olhos mais raras do mundo!

A cor dos olhos é uma das características mais marcantes de uma pessoa. Normalmente, é uma das primeiras coisas que observamos quando conhecemos alguém. Afinal, o olhar diz muito sobre uma pessoa, então é claro que a cor dos olhos sempre acaba chamando atenção. Existe uma infinidade de padrões pelo mundo, alguns mais claros e outros mais escuros. Determinadas colorações são mais comuns de serem encontradas, mas, quando nos deparamos com uma cor rara, é impossível não parar para olhar e se encantar. Veja a seguir quais são as cores de olhos mais raras do mundo e qual é a porcentagem de cada uma delas!.

1. Cinza

O cinza é uma das cores de olhos mais raras do mundo. Estima-se que menos de 1% da população mundial tenha os olhos cinzentos. Até hoje, nem se sabe exatamente como essa cor de olho é formada. O que sabemos é que a sua intensidade está relacionada com a iluminação. Pode acontecer da pessoa ter o olho totalmente cinza, cinza-azulado ou cinza mais esfumaçado na íria. Independentemente de como a cor se manifesta, sem dúvidas é uma das mais marcantes. Vários grupos étnicos do mundo todo podem apresentar essa coloração, normalmente apresentando algumas variações. No geral, a cor de olhos cinza aparece mais em pessoas que vivem no norte e leste europeu.

2. Verde

Apenas cerca de 2% da população mundial tem olhos verdes. Essa cor extremamente rara acontece por causa de uma falta de melanina na íris. Com isso, a luz acaba sendo exibida mais claramente e, assim, cria-se a aparência de cor verde. Normalmente, os países europeus (como Islândia e Irlanda) são os que concentram a maior parte de pessoas com olhos verdes, mas ela pode aparecer em todas as partes do mundo.

3. Avelã

A cor de olho avelã é uma espécie de olho castanho claro. Muitas vezes, é agrupado com a cor âmbar. Essa coloração surge a partir de uma mistura entre laranja, verde e dourado. Apenas 10% da população global possui olhos avelã. O mais legal é que essa cor pode ter diversas variações: avelã acinzentado, amarromzado, esverdeado, dourado e multicolorido. O fato é que é sempre marcante! Os olhos avelãs são bem comuns no Brasil, além de serem fáceis de encontrar no Oriente Médio.

4. Azul

Cerca de 8 a 10% da população mundial tem olhos azuis. Essa coloração se destaca muito porque é bem diferente de todas as outras. Além disso, também tem uma infinidade de possibilidades, dos azuis mais claros aos mais escuros. Existem ainda aqueles de tom turquesa ou mais puxados para o cinza. O que faz o olho azul ser mais claro ou escuro é, principalmente, a luz circundante. Dentre os países que mais concentram pessoas com olhos azuis, merecem destaque a Dinamarca, a Suécia e a Estônia.

5. Marrom

Os olhos castanhos (ou marrom) são os mais encontrados no mundo inteiro, concentrando cerca de 55 a 79% da população. Isso acontece principalmente porque o marrom é uma cor dominante. Ou seja: se somente um dos pais tiver o gene da cor marrom, o filho tem chances de nascer com olhos castanhos. Isso não acontece com outras cores como o azul, que requer que os dois pais tenha o gene para a cor azul. Os olhos castanhos também podem variar sua intensidade. Quanto mais melanina, mais escuros; quanto menos, mais claros. As populações que concentram a maior quantidade de pessoas com olho marrom são aquelas de herança hispânica, nativas americanas, asiáticas e africanas.

sobre
o mesmo tema