Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
Se você é uma mulher que se interessa por outras mulheres, provavelmente já ouviu comentários desagradáveis de homens héteros. A sexualização de jovens bissexuais é real e pode afetar muitas pessoas. Falamos um pouco sobre a questão e explicamos por que essa visão machista e homofóbica é tão problemática.

Comprovando mais uma vez a hipocrisia, a mesma sociedade que corre para julgar e condenar casais homossexuais compostos por dois homens acaba sexualizando o encontro de duas mulheres - principalmente se forem mulheres dentro dos conhecidos padrões estéticos, ou seja, brancas e magras. Nessa, a bissexualidade de muitas é subestimada e o fato dela se relacionar com outras meninas é encarado como algo "divertido" e "excitante" para outros homens.

Mas a orientação sexual de alguém - seja qual for - deve ser respeitada e nunca encarada como um "bônus" ou "demérito" em uma relação. Por exemplo, quem acredita que pessoas bis ou pansexuais estão mais propensas a trair ou, ainda, têm uma vida sexual mais ativa, já que se "interessam por mais pessoas".

A verdade é que ser homossexual, bi, pan ou qualquer outra coisa não quer dizer nada sobre seus gostos, personalidade e muito menos caráter. Por isso, a partir do momento em que você olha determinada sexualidade como algo "sexy", já está errado. E a forma que isso mais acontece é com "relacionamentos abertos" - que de abertos não têm nada.

Em um namoro aberto, qual é a diferença de uma mulher ficar com homens ou outras mulheres?
Em um namoro aberto, qual é a diferença de uma mulher ficar com homens ou outras mulheres?

Namoro aberto "só para mulheres"

Você provavelmente já viu ou até viveu um relacionamento heterossexual em que o homem "permitia" que sua parceria ficasse com outras mulheres, mas não com outros homens - porque aí já era traição. Nem precisamos ir muito longe: em "A Fazenda 13" rolou exatamente isso com a participante Aline Mineiro, que namorava Léo Lins fora do reality.

Depois que a peoa ficou com algumas mulheres no programa, muitos indagaram sobre o relacionamento dos dois. Léo Lins foi para o Instagram e afirmou que o combinado era que a namorada poderia ficar com outras mulheres, mas se ficasse com um homem, "aí acabou" - segundo o que ele disse em seus stories.

Cada um tem o direito de combinar o que quiser entre o casal e a definição do que é, ou não, traição vai variar para cada pessoa. Mas você já pensou por que homens heterossexuais encaram suas namoradas com outras mulheres com bons olhos, mas não podem nem imaginar elas com outros homens? Muitas vezes o motivo vem de um lugar bem machista, que sexualiza a mulher que não é heterossexual.

A sexualização das mulheres bi vem de uma visão ainda bem machista
A sexualização das mulheres bi vem de uma visão ainda bem machista

Visão machista sobre as mulheres

Na maioria dos casos, o que está implícito no "passe livre" para a namorada ficar com outras mulheres é que qualquer elas não são "competição". Ou ainda, não são ameaças tão grandes - seja por motivos mais profundos ou superficiais, como o fato de que muitas mulheres não têm pênis, por exemplo (como se isso fosse algo essencial em um relacionamento heterossexual).

A sexualização das relações homossexuais entre mulheres e a inferiorização do gênero feminino é tão evidente, que quando Bianca Andrade - a Boca Rosa, uma jovem panssexual - revelou, durante um vídeo com Sabrina Sato, que seu marido tinha mais ciúmes de mulheres do que de homens, a fala virou manchete em vários veículos.

Alguns comentários foram do tipo "por que ele não aproveita?" ou "ciúmes por quê?". A gente pode, sim, problematizar o ciúme excessivo e namorados controladores, mas o caso aqui é por que um homem não pode se sentir mal de ver sua esposa, com quem atualmente está em um casamento fechado, ficar com outra mulher?

Se ficar com outro homem é encarado como traição, desrespeito, infidelidade... Mas afinal, qual é a diferença de sua namorada ficar com uma menina?

sobre
o mesmo tema