Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Pessoas narcisistas nem sempre mostram seus comportamentos tóxicos de forma explanada, mas existem sim formas de reconhecermos pessoas com essas características. Neste texto, vamos te mostrar como você consegue identificar pessoas narcisistas.

Narcisismo é um termo originário da mitologia grega e representa o auto-amor exagerado, baseado na lenda de Narciso, que se apaixonou pela própria imagem refletida na água. Atualmente, no campo da psicologia, a palavra narcisismo é usada para descrever uma personalidade com uma grande necessidade de apreciação, um senso exagerado de autoimportância e uma falta de empatia para com os outros. Aqui estão algumas maneiras de identificar um indivíduo narcisista.

1. Senso exagerado de autoimportância

Narcisistas muitas vezes têm um senso inflado de sua própria importância. Eles acreditam que são especiais e únicos, e só podem ser compreendidos por, ou se associar a, outras pessoas ou instituições especiais e de alto status.

2. Necessidade constante de admiração

Narcisistas anseiam por atenção e admiração constantes. Eles podem ficar aborrecidos ou até irritados se não receberem o elogio que acreditam merecer.

3. Antipatia

Um narcisista pode ter dificuldade em se colocar no lugar do outro. Eles tendem a ignorar ou desconsiderar os sentimentos dos outros e podem ser insensíveis ou mesmo depreciativos em relação a esses sentimentos.

4. Manipulação

Narcisistas são conhecidos por serem manipuladores, usando outras pessoas para seus próprios fins. Isso pode ser feito através de táticas como mentiras, coerção, culpa ou mesmo sedução.

5. Sentimento de inveja

Narcisistas podem ter inveja dos outros ou acreditar que os outros têm inveja deles. Isso pode levar a um comportamento competitivo e ao ressentimento.

6. Direito

Narcisistas tendem a esperar tratamento preferencial e acreditam que têm direito a ele. Eles podem ficar irritados ou impacientes se não receberem o que querem.

7. Insensibilidade

Os narcisistas podem ser insensíveis aos sentimentos e necessidades dos outros, focando apenas em seus próprios desejos e necessidades.

8. Dificuldade em lidar com críticas

Os narcisistas tendem a reagir mal às críticas. Eles podem ficar defensivos, com raiva, ou tentar diminuir a outra pessoa para proteger seu próprio senso de superioridade.

É importante lembrar que todos nós temos alguns traços narcisistas. O narcisismo torna-se um problema quando esses comportamentos são persistentes, prejudicam os relacionamentos e causam angústia. Se você suspeitar que alguém em sua vida é um narcisista, pode ser útil buscar aconselhamento de um profissional de saúde mental para obter orientação sobre como lidar com a situação.

sobre
o mesmo tema