Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Às vezes não é fácil identificar uma mãe narcisista, mas alguns comportamentos específicos podem te ajudar a entender se a sua tem essa característica.

O comportamento de uma pessoa narcisista traz diversas consequências não só para si mesmo mas para todas as pessoas ao seu redor. O termo narcisismo remete ao deus grego Narciso, que se apaixonou por si mesmo ao olhar seu reflexo no rio e acabou se afogando ao tentar alcançar sua imagem. Isso reflete bem a personalidade de uma pessoa narcisista: complexo de grandiosidade e crença de superioridade em relação aos outros. Se conviver com alguém com esse transtorno de personalidade já é difícil, imagina crescer com uma mãe narcisista?

Esse tipo de mãe se coloca acima das necessidades da filha. Ela quer ser admirada o tempo todo e não tem medo de fazer uma chantagem emocional se achar necessário para conseguir que deseja. Quem cresce com alguém assim carrega problemas emocionais para toda a vida. O grande problema é que pode ser bem difícil perceber que você tem uma mãe narcisista e, muitas vezes, as pessoas só se dão conta quando já nem estão mais morando sob o mesmo teto. Confira a seguir 8 manias de mães narcisistas que vão te ajudar a descobrir se você tem uma e ainda não sabe.

1) Tem necessidade de ser o centro das atenções

Pessoas narcisistas são egocêntricas e realmente acham que são o centro do universo. Uma mãe narcisista vai fazer com que toda situação seja sobre ela. Se vocês vão em uma festa de família, ela vai tentar fazer com que todo assunto tenha relação com ela. Se você sai com uma roupa brilhante, ela vai escolher um look ainda mais chamativo. Se você está conversando com alguém, ela vai se meter e começar a contar um caso da vida dela, mesmo que não tenha sido chamada. Essa necessidade de ser o centro das atenções é um dos traços mais marcantes da mãe narcisista.

2) Acha que tudo tem que ser do jeito dela

Se você e sua família estão planejando uma viagem, o destino tem que ser aquele que a mãe narcisista quer. Na hora de escolher algo para comer, ela só vai aceitar se for a comida que ela está desejando no dia. Na hora de escolher um filme, precisa ser algum que ela está com vontade de assistir. E por aí vai. A mãe narcisista é egoísta e só aceita as coisas do jeito dela. Se não saírem como planejado, ela vai fazer questão que todo mundo saiba que está insatisfeita e não vai ter problema nenhum em criar um clima desagradável.

3) Faz chantagem emocional

A mãe narcisista tem uma mania extremamente perigosa de fazer chantagem emocional. Se você não quiser fazer algo que ela deseja, vai dizer que você não a ama, que é uma péssima filha, que ela faz tudo por você e não recebe nada em troca... Em alguns casos, se apoia em coisas muito sérias, como dizer que está com depressão e vai piorar se você não fizer o que ela quer. O filho acaba se sentindo péssimo por fazer a mãe se sentir desse jeito e acaba cedendo.

4) Diminui suas emoções e questionamentos

Uma pessoa narcisista não tem empatia, ou seja, não é capaz de se colocar no lugar do outro. O filho de uma mãe narcisista não se sente à vontade para falar sobre sentimentos porque ela sempre acaba diminuindo as suas emoções. "Como assim você está triste porque tirou nota baixa? Isso é bobeira", "para de choramingar", "você não faz nada da vida e ainda está reclamando", "não enche o saco"... esses são alguns exemplos do que a mãe narcisista costuma responder quando o filho questiona alguma coisa ou expõe algum sentimento. Além disso, a mãe narcisista vai dizer que os seus problemas não são nada comparados aos dela.

5) Te coloca para baixo

Você chega em casa todo animado para falar que tirou uma nota alta, que comprou uma roupa bonita ou que está gostando de uma pessoa. Então, ao ouvir sua história, a mãe responde que não fez mais que a obrigação, que a roupa não fica bem em você e que a pessoa que você está interessada é feia. É típico de uma mãe narcisista diminuir qualquer conquista sua por dois motivos: primeiro, porque ela quer ser o centro das atenções, então vai minimizar os feitos de qualquer um (até do próprio filho). Segundo, porque ela tem expectativas inatingíveis e, por isso, nem você nem ninguém jamais vai alcançar os seus padrões.

6) Faz comparações com os outros

Uma das manias mais tristes e que mais causam impacto na saúde mental do filho é a comparação constante com outras pessoas. Mães narcisistas, que não se colocam no lugar do filho e acham que ele nunca vai atender às suas expectativas (que são inatingíveis), adoram fazer comparações. Você fala que fez uma comida e ela diz que a filha de fulano fez outro dia e estava muito melhor. Ou então, você conta de algum feito na escola/faculdade/trabalho e ela diz que tal pessoa já fez isso antes e que obteve muito mais sucesso. Muitas vezes, a comparação acontece dentro de casa, quando a mãe compara irmãos e acaba contribuindo para que a relação deles mesmos acabe se baseando em competição. É triste porque o filho só quer a aprovação da mãe e, como nunca a recebe, acha que realmente é ruim em tudo que faz.

7) Fica magoada com frequência

A verdade é que a autoestima de uma pessoa narcisista é muito frágil. Ela cria padrões tão altos que, no fundo, sabe que não tem como alcançar e, por isso, acaba se sentindo mal o tempo todo (mas desconta nos outros). A mãe narcisista se magoa com extrema facilidade. Qualquer crítica, por menor que seja, vai ser considerada um ataque pessoal. Por isso, se algo não sai como ela planeja, a mãe narcisista fica totalmente magoada. Para lidar com isso, ela se isola, grita, diz que é você quem não sabe de nada e ainda aproveita para te diminuir de alguma forma.

8) Te explora o tempo todo

Outro padrão de comportamento comum de uma mãe narcisista é a exploração dos filhos. Ela realmente acha que é um ser superior e que você está ali para servir suas vontades. A mãe narcisista quer que seus filhos atendam aos seus desejos e, se isso não for feito, parte para a chantagem emocional e manipulação. Existem muitos casos de mães narcisistas que acabam espelhando nos filhos os próprios desejos. Por isso, manda a filha fazer balé, aulas de canto, ir ao teatro, aprender a tocar piano e até mesmo ingressar em alguma carreira só porque é o que ela quer ou queria ter feito.

sobre
o mesmo tema